Eficiência dos gastos públicos em educação e a influência dos fatores socioeconômicos para o estado de Santa Catarina

Autores

  • Tatiane Salete Tatiane Salete Mattei Professora substituta UFFS- CHAPECÓ
  • Fernanda Mendes Bezerra Professora UNIOESTE FRANCISCO BELTRÃO

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v8i1.4714

Palavras-chave:

Educação básica, DEA, eficiência

Resumo

O objetivo da pesquisa é verificar a influência dos fatores socioeconômicos na eficiência dos municípios de Santa Catarina em alocar os gastos públicos nos primeiros anos da educação fundamental no ano de 2011. Para encontrar o índice de eficiência é utilizada a metodologia não paramétrica Análise Envoltória de Dados (DEA). Para a verificação da influência dos fatores socioeconômicos na eficiência em educação é utilizada a técnica econométrica Regressão Linear Múltipla. Os resultados sugerem que a maioria dos municípios são ineficientes na alocação dos recursos nos primeiros anos da educação básica, visto que apenas uma pequena parcela dos municípios, 21,37%, foram considerados eficientes no ano de 2011. Foi verificado também que os fatores socioeconômicos impactam de forma relevante no desempenho educacional. 

Biografia do Autor

Tatiane Salete Tatiane Salete Mattei, Professora substituta UFFS- CHAPECÓ

Tatiane Salete Mattei
Mestra em Gestão e desenvolvimento Regional pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Graduada em ciências econômicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Atua como professora substituta pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) campus Chapecó. Endereço postal: Rua Tranquilo Baldin 282, bairro Santa Catarina. São Lourenço do Oeste/ SC, 89990-000. Email: tati_mattei@hotmail.com

 

 

GRADUADA EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS PELA UNIOESTE CAMPUS FRANCISCO BELTRÃO-PR

MESTRA EM GESTÃO E DESENVOLVIMENTO PELA UNIOESTE CAMPUS FRANCISCO BELTRÃO- PR

PROFESSORA SUBSTITUTA UFFS CAMPUS CHAPECÓ

Fernanda Mendes Bezerra, Professora UNIOESTE FRANCISCO BELTRÃO

Fernanda Mendes Bezerra
Doutora em economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestra em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduada em ciências econômicas pela universidade estadual de Londrina (UEL). Atua como professora da universidade estadual do oeste do Paraná (UNIOESTE) campus de Francisco Beltrão.

 

- Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Londrina – UEM.

- Mestre em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco.

- Doutora em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco.

- Atualmente é professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná Campus de Francisco Beltrão- PR no Curso de Economia e no Programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional (PGDR). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: diferenças regionais, pobreza, formação de capital humano, desenvolvimento.

Referências

.

Downloads

Publicado

2019-04-26

Edição

Seção

Artigos