Eficiência dos Gastos Públicos em Educação e a Influência dos Fatores Socioeconômicos para o Estado de Santa Catarina

Tatiane Salete Tatiane Salete Mattei, Fernanda Mendes Bezerra

Resumo


O objetivo da pesquisa é verificar a influência dos fatores socioeconômicos na eficiência dos municípios de Santa Catarina em alocar os gastos públicos nos primeiros anos da educação fundamental no ano de 2011. Para encontrar o índice de eficiência é utilizada a metodologia não paramétrica Análise Envoltória de Dados (DEA). Para a verificação da influência dos fatores socioeconômicos na eficiência em educação é utilizada a técnica econométrica Regressão Linear Múltipla. Os resultados sugerem que a maioria dos municípios são ineficientes na alocação dos recursos nos primeiros anos da educação básica, visto que apenas uma pequena parcela dos municípios, 21,37%, foram considerados eficientes no ano de 2011. Foi verificado também que os fatores socioeconômicos impactam de forma relevante no desempenho educacional. 


Palavras-chave


Educação básica; DEA; eficiência.

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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.18316/desenv.v8i1.4714

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ISSN: 2316-5537

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