Eficiência dos gastos públicos em educação e a influência dos fatores socioeconômicos para o estado de Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.18316/desenv.v8i1.4714Palavras-chave:
Educação básica, DEA, eficiênciaResumo
O objetivo da pesquisa é verificar a influência dos fatores socioeconômicos na eficiência dos municípios de Santa Catarina em alocar os gastos públicos nos primeiros anos da educação fundamental no ano de 2011. Para encontrar o índice de eficiência é utilizada a metodologia não paramétrica Análise Envoltória de Dados (DEA). Para a verificação da influência dos fatores socioeconômicos na eficiência em educação é utilizada a técnica econométrica Regressão Linear Múltipla. Os resultados sugerem que a maioria dos municípios são ineficientes na alocação dos recursos nos primeiros anos da educação básica, visto que apenas uma pequena parcela dos municípios, 21,37%, foram considerados eficientes no ano de 2011. Foi verificado também que os fatores socioeconômicos impactam de forma relevante no desempenho educacional.
Referências
.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Desenvolve Revista de Gestão do Unilaalle está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.