Análise de uma inovação no processo de captação de recursos de uma instituição pública à luz da Criação do Conhecimento Organizacional e da Aprendizagem Multinível
DOI:
https://doi.org/10.18316/desenv.v8i1.4744Palavras-chave:
Criação do conhecimento, aprendizagem organizacional, inovação de processoResumo
Este estudo objetiva investigar os processos de aprendizagem e criação do conhecimento que subsidiaram o desenvolvimento de uma inovação no processo de captação de recursos de uma instituição pública tendo como base a teoria de Criação do Conhecimento Organizacional de Nonaka e Takeuchi (2008) e o frameworkde aprendizagem multinível proposto por Crossan, Lane e White (1999). Trata-se de um estudo sobre o Escritório de Captação de Recursos da Fiocruz, que passou a atuar de forma prospectiva mediante um plano de mobilização de recursos baseado no potencial de cada projeto em oferecer benefícios aos potenciais patrocinadores, subvertendo a lógica dominante de esperar por empresas para patrocinar projetos. Para o desenvolvimento da pesquisa adotou-se o estudo de caso, com uma abordagem qualitativa de caráter exploratório-descritivo e os dados foram coletados por meio de entrevistas, observação e pesquisa documental. A análise dos dados foi guiada por categorias estabelecidas a partir da integração das teorias mencionadas, por meio do qual foram identificados processos de criação de conhecimento e aprendizagem aderentes às teorias consideradas. Os resultados evidenciaram o perfil empreendedor, as trocas de experiências entre indivíduos, o contexto ambiental e o apoio de instâncias superiores como elementos cruciais para o desenvolvimento da inovação.
Referências
.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Desenvolve Revista de Gestão do Unilaalle está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.