Análise de uma inovação no processo de captação de recursos de uma instituição pública à luz da Criação do Conhecimento Organizacional e da Aprendizagem Multinível

Autores

  • Fernando Victor Cavalcante Analista de Gestão em Saúde da Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas da Fundação Oswaldo Cruz (Cogepe/Fiocruz). http://orcid.org/0000-0002-0765-8791
  • Favio Akiyoshi Toda Professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro no curso de Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia (MPGE/UFRRJ)
  • Thiago Borges Renault Professor do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis (DCAC) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). http://orcid.org/0000-0001-7523-2437

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v8i1.4744

Palavras-chave:

Criação do conhecimento, aprendizagem organizacional, inovação de processo

Resumo

Este estudo objetiva investigar os processos de aprendizagem e criação do conhecimento que subsidiaram o desenvolvimento de uma inovação no processo de captação de recursos de uma instituição pública tendo como base a teoria de Criação do Conhecimento Organizacional de Nonaka e Takeuchi (2008) e o frameworkde aprendizagem multinível proposto por Crossan, Lane e White (1999). Trata-se de um estudo sobre o Escritório de Captação de Recursos da Fiocruz, que passou a atuar de forma prospectiva mediante um plano de mobilização de recursos baseado no potencial de cada projeto em oferecer benefícios aos potenciais patrocinadores, subvertendo a lógica dominante de esperar por empresas para patrocinar projetos. Para o desenvolvimento da pesquisa adotou-se o estudo de caso, com uma abordagem qualitativa de caráter exploratório-descritivo e os dados foram coletados por meio de entrevistas, observação e pesquisa documental. A análise dos dados foi guiada por categorias estabelecidas a partir da integração das teorias mencionadas, por meio do qual foram identificados processos de criação de conhecimento e aprendizagem aderentes às teorias consideradas. Os resultados evidenciaram o perfil empreendedor, as trocas de experiências entre indivíduos, o contexto ambiental e o apoio de instâncias superiores como elementos cruciais para o desenvolvimento da inovação. 

Biografia do Autor

Fernando Victor Cavalcante, Analista de Gestão em Saúde da Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas da Fundação Oswaldo Cruz (Cogepe/Fiocruz).

Fernando Victor CavalcanteMestre em Gestão e Estratégia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Especialista em Gestão de Organizações em C&T em Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP-Fiocruz). Especialista em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela Universidade Castelo Branco (UCB). Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atua como Analista de Gestão em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Endereço Postal: Fundação Oswaldo Cruz, Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas, Avenida Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro/RJ.E-mail: fervicante@yahoo.com.br

Favio Akiyoshi Toda, Professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro no curso de Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia (MPGE/UFRRJ)

Favio Akiyoshi TodaDoutor em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de janeiro (PUC-Rio/IAG). Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/COPPEAD). Graduado em Estatística pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE/IBGE). Atua como Docente, Pesquisador e Coordenador de Graduação Tecnológica em Processos Gerenciais do Departamento de Empreendedorismo e Gestão da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Docente do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ/MPGE).

Thiago Borges Renault, Professor do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis (DCAC) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Thiago Borges Renault
Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua como Docente do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis (DCAC) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Docente do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ/MPGE).

Referências

.

Downloads

Publicado

2019-04-26

Edição

Seção

Artigos