Consumo ecologicamente consciente por estudantes e trabalhadores: uma comparação
DOI:
https://doi.org/10.18316/desenv.v7i3.4767Palavras-chave:
Comportamento do consumidor, estratégia de marketing, economia verdeResumo
O objetivo deste artigo foi identificar e comparar os fatores que explicam a opção de estudantes e de pessoas que já estão empregadas no mercado de trabalho pelo Comportamento de Consumo Ecologicamente Consciente (CCEC). A metodologia escolhida foi a pesquisa quantitativa, descritiva, com corte transversal, e dados primários obtidos através de aplicação de questionários com questões estruturadas em escala Likert. A amostra teve 505 respondentes de todas as regiões do Brasil, sendo 268 estudantes e 234 de trabalhadores. Os resultados indicaram que os fatores que explicam a opção de consumo dos estudantes foram reciclagem e reutilização, ação e mudança e produto; e os que explicam a opção de consumo dos trabalhadores foram ação e mudança, produto e hábitos domésticos. Dentre esses fatores, os que explicam a opção de consumo de estudantes e de trabalhadores foram ação e mudança e produto. Como 2/3 dos fatores que explicam o consumo dos estudantes também explicam o dos trabalhadores, foi possível admitir que o 1/3 que explica um ou outro seja devido à diferença de poder aquisitivo ou de idade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Desenvolve Revista de Gestão do Unilaalle está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.