Consumo ecologicamente consciente por estudantes e trabalhadores: uma comparação

Autores

  • Isaias de Jesus Alvares Mendes Junior Fucape Business Schhol
  • Arilda Magna Campagnaro Teixeira Fucape Business School Doutora em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Economia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduada em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Professora dos cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da Fucape Business School.Professora doutora do programa de pós graduação Strito Sensu da Fucape Business School. Coordenadora do Mestrado em Administração da Fucape Business School.

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v7i3.4767

Palavras-chave:

Comportamento do consumidor, estratégia de marketing, economia verde

Resumo

O objetivo deste artigo foi identificar e comparar os fatores que explicam a opção de estudantes e de pessoas que já estão empregadas no mercado de trabalho pelo Comportamento de Consumo Ecologicamente Consciente (CCEC). A metodologia escolhida foi a pesquisa quantitativa, descritiva, com corte transversal, e dados primários obtidos através de aplicação de questionários com questões estruturadas em escala Likert. A amostra teve 505 respondentes de todas as regiões do Brasil, sendo 268 estudantes e 234 de trabalhadores. Os resultados indicaram que os fatores que explicam a opção de consumo dos estudantes foram reciclagem e reutilização, ação e mudança e produto; e os que explicam a opção de consumo dos trabalhadores foram ação e mudança, produto e hábitos domésticos. Dentre esses fatores, os que explicam a opção de consumo de estudantes e de trabalhadores foram ação e mudança e produto. Como 2/3 dos fatores que explicam o consumo dos estudantes também explicam o dos trabalhadores, foi possível admitir que o 1/3 que explica um ou outro seja devido à diferença de poder aquisitivo ou de idade.

Biografia do Autor

Isaias de Jesus Alvares Mendes Junior, Fucape Business Schhol

Mestre em Administração

 

Mestre em Administração pela Fundação Instituto Capixaba de Pesquisa em Contabilidade, Economia e Finanças (FUCAPE). Especialista em Direito Administrativo pela Universidade Gama Filho (UGF). Graduado em Administração pela Universidade Ceuma (UNICEUMA). Atua como Administrador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Endereço:  Av. Castalo Branco, São Francisco,  São Luis - MA. E-mail: isaias.mendes@ifma.edu.br

isaias.mendes@ifma.edu.br

Arilda Magna Campagnaro Teixeira, Fucape Business School Doutora em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Economia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduada em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Professora dos cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da Fucape Business School.Professora doutora do programa de pós graduação Strito Sensu da Fucape Business School. Coordenadora do Mestrado em Administração da Fucape Business School.

Doutora em Economia

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Publicado

2018-11-13

Edição

Seção

Artigos