Consumo ecologicamente consciente por estudantes e trabalhadores: uma comparação

Isaias de Jesus Alvares Mendes Junior, Arilda Magna Campagnaro Teixeira

Resumo


O objetivo deste artigo foi identificar e comparar os fatores que explicam a opção de estudantes e de pessoas que já estão empregadas no mercado de trabalho pelo Comportamento de Consumo Ecologicamente Consciente (CCEC). A metodologia escolhida foi a pesquisa quantitativa, descritiva, com corte transversal, e dados primários obtidos através de aplicação de questionários com questões estruturadas em escala Likert. A amostra teve 505 respondentes de todas as regiões do Brasil, sendo 268 estudantes e 234 de trabalhadores. Os resultados indicaram que os fatores que explicam a opção de consumo dos estudantes foram reciclagem e reutilização, ação e mudança e produto; e os que explicam a opção de consumo dos trabalhadores foram ação e mudança, produto e hábitos domésticos. Dentre esses fatores, os que explicam a opção de consumo de estudantes e de trabalhadores foram ação e mudança e produto. Como 2/3 dos fatores que explicam o consumo dos estudantes também explicam o dos trabalhadores, foi possível admitir que o 1/3 que explica um ou outro seja devido à diferença de poder aquisitivo ou de idade.


Palavras-chave


Comportamento do Consumidor; Estratégia de Marketing; Economia Verde.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18316/desenv.v7i3.4767

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ISSN: 2316-5537

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