Natural resource-based view sob o enfoque social: uma pesquisa bibliográfica

Autores

  • Luciana Maines da Silva Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
  • Cláudia de Salles Stadtlober Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v7i3.4802

Palavras-chave:

Resource-based view, natural resource-based view, base da pirâmide

Resumo

Essa pesquisa bibliográfica teve por objetivo analisar a produção científica nacional e internacional sobre a aplicação do conceito de Natural resource-based view (NRBV) voltada ao enfoque social (HART, 1995). A NRBV é uma spin-off da Resource-based view (RBV), que trata de recursos e capacidades das organizações para obter e manter vantagem competitiva e desempenho econômico (BARNEY, 2000). O desdobramento dessa teoria propôs, originalmente, três capacidades-chave estratégicas: prevenção da poluição, administração de produtos e desenvolvimento sustentável. Em outro momento, foram percebidas duas novas áreas distintas nas estratégias-chave de desenvolvimento sustentável: tecnologias limpas e base da pirâmide (BoP) (HART; DOWELL, 2011). Verificou-se que a maioria dos artigos utiliza o conceito como base para iniciativas sustentáveis, principalmente ligadas à cadeia de suprimentos. A estratégia-chave de BoP, assim como outro enfoque social, obteve pouco destaque científico, o que demonstra uma lacuna do aspecto social que pode ser melhor explorada.

Biografia do Autor

Luciana Maines da Silva, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Programa de Pós-graduação em Administração


Doutoranda em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).  Mestre em Administração pela Universidade do Vale do Rio do Sinos (UNISINOS).  Graduada em Administração pela Faculdade São Judas Tadeu. Atua como Professora Adjunta da Universidade do Vale do Rio do Sinos (UNISINOS).  Endereço Postal: Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei. São Leopoldo/RS. Cep: 93.022-750 E-mail: lucianamaines@unisinos.br

Cláudia de Salles Stadtlober, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Unidade Acadêmica de Graduação

 

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS). Mestre em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Graduada em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Atua como professora do curso de Administração em disciplinas de empreendedorismo e coordenadora do curso de Medicina da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Downloads

Publicado

2018-11-13

Edição

Seção

Artigos