Proposta de modelo para seleção de ferramentas de tecnologia da informação baseado nas dimensões da gestão do portfólio

Autores

  • Pietro Cunha Dolci Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).
  • Éfrem de Aguiar Maranhão Filho Universidade Ceuma (UNICEUMA).
  • Flávio Régio Brambilla Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v9i2.5004

Palavras-chave:

Investimentos em TI, dimensões da GPTI, abordagem multicritério

Resumo

Estudos sobre investimentos em tecnologia da informação (TI) tornaram-se importantes atualmente no mundo dos negócios devido aos altos gastos com TI. Entretanto, as dificuldades em justificar e selecionar os investimentos de TI estão associadas à natureza intangível dos benefícios alcançados com a utilização dessas tecnologias. Este artigo propõe um modelo para o auxílio à tomada de decisão na escolha de ferramentas de TI. O modelo visa analisar as dimensões da gestão do portfólio de TI (GPTI) através de seus benefícios esperados pelos gestores com a aquisição de softwares (soluções/ferramentas) e hardwares. Consiste em um modelo no qual é utilizada uma abordagem multicritério, a fim de criar um ranking das tecnologias, combinada com a aplicação da Programação Inteira zero - um para selecionar as tecnologias que proporcionarão os maiores benefícios esperados, respeitando as restrições financeiras e tecnológicas. Para testar o modelo proposto foi realizado um teste em uma empresa de serviços de médio porte. Testou-se na organização a simplicidade do modelo e obteve-se como resultado quatro ferramentas selecionadas de acordo com as dimensões da GPTI.

Biografia do Autor

Pietro Cunha Dolci, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração: Mestrado Profissional da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Éfrem de Aguiar Maranhão Filho, Universidade Ceuma (UNICEUMA).

Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Coordenador do Núcleo de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo da Universidade Ceuma (UNICEUMA).

Flávio Régio Brambilla, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Doutor em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Graduado em Direito e Administração pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração: Mestrado Profissional da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Referências

.

Downloads

Publicado

2020-07-30

Edição

Seção

Artigos