“Nativos digitais”: características atribuídas por gestores à Geração Z
DOI:
https://doi.org/10.18316/desenv.v8i2.5020Palavras-chave:
Gestão de pessoas, gerações, ambiente de trabalhoResumo
O presente artigo propõe-se apresentar as características atribuídas aos trabalhadores da geração Z, sob o ponto de vista dos gestores de gestão de pessoas. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva, do tipo multicaso e com abordagem quantitativa dos dados com dez gestores da área de gestão de pessoas. Os resultados revelam que uma das principais contribuições da geração Z para as organizações é a habilidade com novas tecnologias; todavia, a maior dificuldade está no seu gerenciamento, em razão do imediatismo e da necessidade de crescimento rápido na carreira. No tocante às estratégias para a gestão desta geração, destaca-se a importância do acompanhamento e diálogo entre as diferentes gerações e, também, o pensar em plano de carreira diferenciado, bem como, o refletir outras medidas capazes de atrair e manter esses trabalhadores o maior tempo possível na empresa. Dentre as contribuições deste estudo, destaca-se que a gestão de pessoas exerce papel essencial na gestão da geração Z, visando ao engajamento da mesma nas diferentes equipes de trabalho e no convívio com as demais gerações, não desconsiderando a heterogeneidade inerente na dinâmica multigeracional.
Referências
.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Desenvolve Revista de Gestão do Unilaalle está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.