Espiritualidade no ambiente de trabalho: evidências em três casos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v8i2.5026

Palavras-chave:

Gestão de pessoas, espiritualidade organizacional, dimensões da espiritualidade

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar a compreensão e presença do conceito de espiritualidade no contexto organizacional. Para isso buscou-se: (a) verificar o entendimento de gestores e colaboradores das organizações estudadas sobre este conceito; (b) investigar a presença ou não de práticas associadas às dimensões da espiritualidade; (c) compreender o papel do líder neste contexto. Efetuou-se uma pesquisa exploratória e descritiva, qualitativa e pesquisa de campo. A coleta de dados ocorreu através de entrevistas semiestruturadas em três empresas da região metropolitana de Porto Alegre (RS): uma da área da educação, nomeada de Empresa S; uma loja de departamentos, denominada de Empresa C; e uma fábrica de calçados femininos, chamada de Empresa I. Os principais resultados demonstram que gestores e colaboradores destas empresas possuem entendimento de espiritualidade baseados no senso comum, e poucos possuem conhecimento a respeito da espiritualidade aplicada à gestão; é possível identificar nas empresas práticas que podem ser consideradas e classificadas dentro das cinco dimensões da espiritualidade.

Biografia do Autor

Luciano Pinheiro, Universidade Feevale

Graduado em Administração pela Universidade Feevale.

Cristiane Froehlich, Universidade Feevale

Doutora em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestre em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Especialista em Gestão e Planejamento de Recursos Humanos pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Graduado em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professora Adjunta da Universidade Feevale.

Karoline Konrath, Universidade Feevale

Graduanda em Administração e Bolsista de Iniciação Científica do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Feevale.

Referências

.

Downloads

Publicado

2019-08-01

Edição

Seção

Artigos