Espiritualidade no ambiente de trabalho: evidências em três casos
DOI:
https://doi.org/10.18316/desenv.v8i2.5026Palabras clave:
Gestão de pessoas, espiritualidade organizacional, dimensões da espiritualidadeResumen
O objetivo deste trabalho é analisar a compreensão e presença do conceito de espiritualidade no contexto organizacional. Para isso buscou-se: (a) verificar o entendimento de gestores e colaboradores das organizações estudadas sobre este conceito; (b) investigar a presença ou não de práticas associadas às dimensões da espiritualidade; (c) compreender o papel do líder neste contexto. Efetuou-se uma pesquisa exploratória e descritiva, qualitativa e pesquisa de campo. A coleta de dados ocorreu através de entrevistas semiestruturadas em três empresas da região metropolitana de Porto Alegre (RS): uma da área da educação, nomeada de Empresa S; uma loja de departamentos, denominada de Empresa C; e uma fábrica de calçados femininos, chamada de Empresa I. Os principais resultados demonstram que gestores e colaboradores destas empresas possuem entendimento de espiritualidade baseados no senso comum, e poucos possuem conhecimento a respeito da espiritualidade aplicada à gestão; é possível identificar nas empresas práticas que podem ser consideradas e classificadas dentro das cinco dimensões da espiritualidade.
Citas
.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Desenvolve Revista de Gestão do Unilaalle está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.