Lógicas institucionais e Multiracionalidades: revisão sistemática da literatura para a análise do comportamento cooperativo
DOI:
https://doi.org/10.18316/desenv.v8i2.5054Palavras-chave:
Racionalidades, conflitos organizacionais, ação coletivaResumo
Este estudo teve por objetivo analisar quais as contribuições dos conceitos de lógicas institucionais e racionalidades múltiplas para a análise do comportamento cooperativo dos indivíduos. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática da literatura. Foram selecionados 24 artigos publicados nas bases de dados Scopus, Science Directe Web of Science. Os estudos, de forma geral, se pautam em discussões acerca da influência das lógicas ou racionalidades na tomada de decisão dos indivíduos, nos processos de planejamento e nos conflitos intra e interoganizacionais. A identificação e caracterização de lógicas ou racionalidades divergentes permite a negociação e criação de lógicas hibridas, legitimadas por todo o grupo. Além disso, os agentes de fronteira também são identificados como alternativas para a solução de conflitos entre diferentes grupos de interesses.
Referências
.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Desenvolve Revista de Gestão do Unilaalle está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.