Proposição de diretrizes para a educação em administração no nordeste brasileiro

Autores

  • Thales Batista de Lima Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v8i1.5137

Palavras-chave:

Formação regionalizada, docentes, universidades públicas

Resumo

Este artigo tem como objetivo propor diretrizes para a formação regionalizada do ensino de Administração no Nordeste brasileiro. O artigo é resultado de uma pesquisa empírica realizada com professores que atuaram na criação de cursos de Administração de Universidades Públicas. Assim, discute-se sobre o contexto do ensino de Administração no Nordeste, com ênfase em questões regionais que impactam na qualidade da formação do administrador. As diretrizes contextuais propostas para uma formação regionalizada do aluno de Administração delimitam possíveis caminhos e alternativas que ajudam os agentes envolvidos no estabelecimento de políticas públicas de educação superior, assim como gestores e professores que atuam nos cursos de administração da região a repensarem o processo de formação de maneira alinhada ao contexto regional. Por fim, o trabalho suscita uma maior amplitude sobre o debate em torno da temática de uma formação qualificada do administrador em contextos regionais.

Biografia do Autor

Thales Batista de Lima, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (PPGA). Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (PPGA). Graduado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba. Professor Adjunto da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Endereço postal: Rua estr. Engenho Novo, s/n, Campus IV, Mamanguape/PB. Email: thalesufpb@gmail.com

Doutor em Administração

Docente Adjunto do DCSA/UFPB

Referências

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Publicado

2019-04-26

Edição

Seção

Artigos