Estímulos e barreiras para a promoção de uma cultura da inovação em uma empresa calçadista

Autores

  • Vânia Gisele Bessi Universidade Feevale
  • Gláucia Oberherr Universidade Feevale
  • Caroline Fernanda de Oliveira Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v8i3.5150

Palavras-chave:

Cultura organizacional, valores organizacionais, competitividade organizacional

Resumo

O objetivo desta pesquisa é identificar quais valores organizacionais podem ser caracterizados como estímulos ou barreiras para a inovação, na percepção dos profissionais da área de RH de uma empresa calçadista situada no Vale dos Sinos/RS. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa, tendo sido realizado um estudo de caso. Para a coleta de dados realizou-se o Inventário de Perfil de Valores Organizacionais – IPVO, proposto por Oliveira e Tamayo (2004), para identificar quais valores organizacionais estão presentes na empresa. Após, foi realizado um segundo questionário, a partir dos resultados do primeiro, para identificar, dentre os valores identificados quais podem ser tidos como estímulos ou barreiras à inovação na organização. Os resultados demonstram que a empresa é familiar e conservadora, e está em fase de reestruturação. Na percepção dos entrevistados, ainda não existe conhecimento claro sobre as mudanças. Por outro lado, em geral, os valores organizacionais presentes na organização foram considerados estímulos à inovação.

Biografia do Autor

Vânia Gisele Bessi, Universidade Feevale

Doutora em Administração pelo PPGA/EA/UFRGS. Graduada em Administração pela Unisinos. Atua como professora do Mestrado Profissional em Indústria Criativa da Universidade Feevale. Endereço postal: ERS 239, 2755 – Novo Hamburgo/RS. E-mail: vania@feevale.br

Gláucia Oberherr, Universidade Feevale

Especialista em Gestão Empresarial com Ênfase em Serviços pela Universidade Feevale. Graduado em Gestão de Recursos Humanos. Atua como Analista de Recursos Humanos.

Caroline Fernanda de Oliveira, Universidade Feevale

Graduanda em Administração pela Universidade Feevale. Atua como Bolsista de Iniciação Científica Cnpq.

Referências

.

Downloads

Publicado

2019-12-02

Edição

Seção

Artigos