Gestão e acolhimento hospitalar: um estudo de caso

Autores

  • Francine dos Reis Pinheiro Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA)
  • Carlos Honorato Schuch Santos Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v8i2.5204

Palavras-chave:

Gestão hospitalar, acolhimento hospitalar, classificação de risco

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo analisar a implantação do Acolhimento com Avaliação e Classificação de Risco em um hospital público de grande porte do sul do Brasil, situado na região metropolitana de Porto Alegre, utilizando como objeto de estudo o setor Emergência. Mostra-se como esta implantação pode vir a contribuir para a melhoria do fluxo de atendimento/acolhimento dos seus usuários. Para isso, foi utilizada a técnica de análise documental, a partir dos seguintes documentos institucionais: a) relatórios sociais; b) material utilizado em apresentações públicas; e c) sistema de informações. Apoiado nestes documentos, foi possível identificar e descrever a realidade da implantação do Acolhimento com Avaliação e Classificação de Risco no setor de Emergência, bem como identificar eventuais melhorias e gargalos no processo de acolhimento dos pacientes. Concluiu-se que a implantação dessa metodologia trouxe significativas melhorias no fluxo de atendimento/acolhimento, proporcionando maior agilidade no atendimento aos usuários que necessitam conduta imediata, a diminuição do tempo de espera para atendimento na Emergência, além do “desafogamento” do setor.

Biografia do Autor

Francine dos Reis Pinheiro, Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA)

Especialista em Gestão em Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Graduada em Administração com ênfase em sistemas e serviços de saúde pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Analista de Hotelaria do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). 

Carlos Honorato Schuch Santos, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutor em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduado em Administração de Empresas, Administração Pública e Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). 

Referências

.

Downloads

Publicado

2019-08-01

Edição

Seção

Artigos Tecnológicos