Satisfação no trabalho e interfaces com a comunicação na liderança
DOI:
https://doi.org/10.18316/desenv.v9i1.5774Palavras-chave:
Satisfação no trabalho, liderança, comunicação organizacionalResumo
O presente estudo objetivou analisar de que forma se dá a comunicação da liderança e a satisfação do trabalho. A amostra do tipo não probabilística, se constituiu de 125 trabalhadores que responderam um questionário disponibilizado de forma online composto por quatro blocos: questionário sociodemográfico e laboral, Inventário de satisfação com a comunicação interpessoal, questionário de competência comunicativa e Escala de satisfação no trabalho. Os resultados obtidos por meio da análise de regressão linear múltipla apontaram um modelo explicativo composto por três dimensões. A dimensão Satisfação com as relações hierárquicas foi constituída por três variáveis, que conjuntamente, explicaram 48% da variância. A dimensão Satisfação com o Ambiente físico do trabalho foi constituída por duas variáveis, que explicaram 17,1%. Já a dimensão Satisfação Intrínseca no trabalho foi constituída por três variáveis, que juntas explicaram 42,5% da variância. Estes resultados sugerem ações para as organizações e gestores, no sentido de viabilizar diretrizes de comunicação da liderança efetivas e assertivas.
Referências
.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Desenvolve Revista de Gestão do Unilaalle está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.