Satisfação no trabalho e interfaces com a comunicação na liderança

Autores

  • Paula Fassini Frozza Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES
  • Michelle Engers Taube Universidade do Vale do Taquari - Univates e Universidade do Vale dos Sinos - Unisinos

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v9i1.5774

Palavras-chave:

Satisfação no trabalho, liderança, comunicação organizacional

Resumo

O presente estudo objetivou analisar de que forma se dá a comunicação da liderança e a satisfação do trabalho. A amostra do tipo não probabilística, se constituiu de 125 trabalhadores que responderam um questionário disponibilizado de forma online composto por quatro blocos: questionário sociodemográfico e laboral, Inventário de satisfação com a comunicação interpessoal, questionário de competência comunicativa e Escala de satisfação no trabalho. Os resultados obtidos por meio da análise de regressão linear múltipla apontaram um modelo explicativo composto por três dimensões. A dimensão Satisfação com as relações hierárquicas foi constituída por três variáveis, que conjuntamente, explicaram 48% da variância. A dimensão Satisfação com o Ambiente físico do trabalho foi constituída por duas variáveis, que explicaram 17,1%. Já a dimensão Satisfação Intrínseca no trabalho foi constituída por três variáveis, que juntas explicaram 42,5% da variância. Estes resultados sugerem ações para as organizações e gestores, no sentido de viabilizar diretrizes de comunicação da liderança efetivas e assertivas.

Biografia do Autor

Paula Fassini Frozza, Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

Graduada em Tecnólogo em Marketing pela Universidade Norte do Paraná - Unopar, Acadêmica do curso de Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Pessoas da Universidade do Vale do Taquari – Univates.Lajeado/RS

Michelle Engers Taube, Universidade do Vale do Taquari - Univates e Universidade do Vale dos Sinos - Unisinos

Doutoranda em Psicologia (2019) na UNISINOS, Mestra em Psicologia (2018) pela UNISINOS, Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho (2018) e do Trânsito (2015) pelo Conselho Federal de Psicologia, Formação em Coaching pelo IBC e Faculdade Monteiro Lobato (2015) e em Dinâmica dos Grupos pela SBDG (2008), Especialização em Psicologia Organizacional pelo Instituto de Desenvolvimento Global (2003) e graduada em Psicologia pela URI (2001). Integrante do Grupo de Pesquisa em Psicologia da Saúde Ocupacional GPPSO - UNISINOS. Estuda a prática psicológica que focaliza a sua atenção na organização e contexto do trabalho como fontes de estresse e de riscos para a saúde. Busca a melhoria da qualidade de vida no/do trabalho com foco na saúde e bem-estar dos trabalhadores e organizações. Sua atuação está concentrada no Desenvolvimento das Pessoas e lideranças, grupos e organizações, qualidade de vida, avaliações psicológicas e processos de Recursos Humanos.

Referências

.

Downloads

Publicado

2020-03-31

Edição

Seção

Artigos