Satisfação no trabalho e interfaces com a comunicação na liderança

Paula Fassini Frozza, Michelle Engers Taube

Resumo


O presente estudo objetivou analisar de que forma se dá a comunicação da liderança e a satisfação do trabalho. A amostra do tipo não probabilística, se constituiu de 125 trabalhadores que responderam um questionário disponibilizado de forma online composto por quatro blocos: questionário sociodemográfico e laboral, Inventário de satisfação com a comunicação interpessoal, questionário de competência comunicativa e Escala de satisfação no trabalho. Os resultados obtidos por meio da análise de regressão linear múltipla apontaram um modelo explicativo composto por três dimensões. A dimensão Satisfação com as relações hierárquicas foi constituída por três variáveis, que conjuntamente, explicaram 48% da variância. A dimensão Satisfação com o Ambiente físico do trabalho foi constituída por duas variáveis, que explicaram 17,1%. Já a dimensão Satisfação Intrínseca no trabalho foi constituída por três variáveis, que juntas explicaram 42,5% da variância. Estes resultados sugerem ações para as organizações e gestores, no sentido de viabilizar diretrizes de comunicação da liderança efetivas e assertivas.


Palavras-chave


Satisfação no trabalho; Liderança; Comunicação organizacional.

Texto completo:

PDF

Referências


.




DOI: http://dx.doi.org/10.18316/desenv.v9i1.5774

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2316-5537

UNILASALLE - Av. Victor Barreto, 2288 Centro Canoas/RS Cep: 92.010-000