A descentralização de poder nas universidades públicas brasileiras: uma comparação entre universidade multicampi e estados federativos democráticos

Autores

  • Ricardo Cunha Grünewald Zarantoneli Universidade Federal de Juiz de Fora http://orcid.org/0000-0003-4464-6850
  • Victor Cláudio Paradela UFJF/FACC Professor Associado da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v9i2.6105

Palavras-chave:

Descentralização administrativa, gestão universitária, federalismo

Resumo

Este artigo analisa o modelo de universidades multicampi, que se expandiu no Brasil entre 2017 e 2012, por conta do Programa de Apoio aos Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), com foco específico nas características, limites e possibilidades da descentralização administrativa, que implicaria, no caso das universidades, na autonomia dos campi avançados. Para tanto, foi desenvolvida uma análise de estados federativos democráticos, visando estabelecer comparações entre eles e as universidades no que tange aos arranjos descentralizados. Verificou-se, especialmente, como a historiografia do arranjo político de nações como Brasil e Estados Unidos pode contribuir para visualizar de forma exemplificativa o que pode ocorrer quando a prerrogativa de autoridade é reequacionada nas universidades. Para tanto, foi realizada uma revisão da literatura, sendo analisada a contribuição de autores das áreas político-sociais, administração pública e organização, aplicando técnicas de modelagem organizacional. Os resultados obtidos demonstraram a dificuldade no estabelecimento de um posicionamento definitivo sobre qual o melhor modelo entre o centralizado e o descentralizado. Foi constatado, no entanto, que há semelhanças entre os desafios enfrentados por estados nacionais e instituições universitárias, podendo os estudos desenvolvidos sobre a descentralização nos primeiros subsidiar reflexões sobre as vantagens da adoção de modelos similares nas segundas.

Biografia do Autor

Ricardo Cunha Grünewald Zarantoneli, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre em Gestão Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Graduado em Administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atua como Servidor Público Federal Administrador da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Victor Cláudio Paradela, UFJF/FACC Professor Associado da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Victor Cláudio Paradela. Doutor em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, da Fundação Getulio Vargas (EBAPE/FGV). Graduado em Administração pelas Faculdades Integradas Bennett (FIB). Atua como Professor Associado da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Referências

.

Downloads

Publicado

2020-07-30

Edição

Seção

Artigos