A descentralização de poder nas universidades públicas brasileiras: uma comparação entre universidade multicampi e estados federativos democráticos
DOI:
https://doi.org/10.18316/desenv.v9i2.6105Palabras clave:
Descentralização administrativa, gestão universitária, federalismoResumen
Este artigo analisa o modelo de universidades multicampi, que se expandiu no Brasil entre 2017 e 2012, por conta do Programa de Apoio aos Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), com foco específico nas características, limites e possibilidades da descentralização administrativa, que implicaria, no caso das universidades, na autonomia dos campi avançados. Para tanto, foi desenvolvida uma análise de estados federativos democráticos, visando estabelecer comparações entre eles e as universidades no que tange aos arranjos descentralizados. Verificou-se, especialmente, como a historiografia do arranjo político de nações como Brasil e Estados Unidos pode contribuir para visualizar de forma exemplificativa o que pode ocorrer quando a prerrogativa de autoridade é reequacionada nas universidades. Para tanto, foi realizada uma revisão da literatura, sendo analisada a contribuição de autores das áreas político-sociais, administração pública e organização, aplicando técnicas de modelagem organizacional. Os resultados obtidos demonstraram a dificuldade no estabelecimento de um posicionamento definitivo sobre qual o melhor modelo entre o centralizado e o descentralizado. Foi constatado, no entanto, que há semelhanças entre os desafios enfrentados por estados nacionais e instituições universitárias, podendo os estudos desenvolvidos sobre a descentralização nos primeiros subsidiar reflexões sobre as vantagens da adoção de modelos similares nas segundas.
Citas
.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Desenvolve Revista de Gestão do Unilaalle está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.