Desempenho organizacional: oportunidades de melhoria
DOI:
https://doi.org/10.18316/desenv.v9i1.6146Palavras-chave:
Desempenho organizacional, gerenciamento de projetos, receptividade à mudançaResumo
O presente artigo visa identificar se o desempenho organizacional está associado positivamente à gestão de projetos, habilidade com os processos do negócio, comprometimento da diretoria e à receptividade das pessoas à mudança. Para tanto foi realizada uma pesquisa quantitativa, descritiva com corte transversal, por meio de um questionário que foi aplicado junto a 401 gestores de organizações públicas e privadas. Os resultados indicam que as variáveis habilidade com os processos do negócio, comprometimento da diretoria e a receptividade das pessoas à mudança estão associadas direta e positivamente ao desempenho organizacional. Entretanto, a gestão de projetos não está associada ao desempenho organizacional. Esta pesquisa contribui para a literatura com a abordagem a variáveis pouco usuais na análise de desempenho organizacional. Em termos empíricos, proporciona às empresas ações com foco direcionado aos resultados. Também oferece novas oportunidades de melhoria às organizações que já trabalham a gestão de desempenho, podendo potencializar sua performance com ações em áreas ainda pouco exploradas.
Referências
.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Desenvolve Revista de Gestão do Unilaalle está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.