Gestão do conhecimento do corpo clínico assistencial

Autores

  • Fábio de Oliveira Lucena UNIFACISA
  • Jean Carlos Pontes Freire UNIFACISA
  • Uiamara Mirna da Silva UNIFACISA

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v9i2.6490

Palavras-chave:

Assistência aos pacientes, unidade hospitalar, gestão do conhecimento

Resumo

A gestão do conhecimento apresenta um papel importante para as organizações que atuam no segmento de saúde, pois a demanda por novos conhecimentos é intensa, especialmente na assistência aos pacientes. Apesar do reconhecimento de que a gestão do conhecimento é fundamental para os hospitais, a atenção dada a essa área é ainda incipiente, inclusive no âmbito acadêmico. Destarte, esta pesquisa buscou descrever a gestão de conhecimento de três hospitais, nas perspectivas dos gestores e do corpo clínico assistencial. A investigação aplicou entrevistas semiestruturadas a três gestores e nove pessoas do corpo clínico assistencial, em três hospitais. Os dados foram tratados qualitativamente por meio da análise de conteúdo. Apesar da identificação de algumas práticas adequadas, os resultados indicaram a necessidade de uma maior sistematicidade na gestão do conhecimento.

Biografia do Autor

Fábio de Oliveira Lucena, UNIFACISA

Doutor em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Graduado em Engenharia Civil pela Universidade de Pernambuco (UPE). Professor do Centro Universitário UNIFACISA.

Jean Carlos Pontes Freire, UNIFACISA

Graduando em Administração pelo Centro Universitário UNIFACISA. Assistente Administrativo do InovaLAB da UNIFACISA.

Uiamara Mirna da Silva, UNIFACISA

Especialista em Gestão de Pessoas pelo CINTEP. Graduada em Administração pelo Centro Universitário UNIFACISA. Assessora de Coordenação do InovaLAB da UNIFACISA.

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Publicado

2020-07-30

Edição

Seção

Artigos