Gestão do conhecimento do corpo clínico assistencial
DOI:
https://doi.org/10.18316/desenv.v9i2.6490Palavras-chave:
Assistência aos pacientes, unidade hospitalar, gestão do conhecimentoResumo
A gestão do conhecimento apresenta um papel importante para as organizações que atuam no segmento de saúde, pois a demanda por novos conhecimentos é intensa, especialmente na assistência aos pacientes. Apesar do reconhecimento de que a gestão do conhecimento é fundamental para os hospitais, a atenção dada a essa área é ainda incipiente, inclusive no âmbito acadêmico. Destarte, esta pesquisa buscou descrever a gestão de conhecimento de três hospitais, nas perspectivas dos gestores e do corpo clínico assistencial. A investigação aplicou entrevistas semiestruturadas a três gestores e nove pessoas do corpo clínico assistencial, em três hospitais. Os dados foram tratados qualitativamente por meio da análise de conteúdo. Apesar da identificação de algumas práticas adequadas, os resultados indicaram a necessidade de uma maior sistematicidade na gestão do conhecimento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Desenvolve Revista de Gestão do Unilaalle está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.