Adoção de indicadores-chave de desempenho em startups brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.18316/desenv.v9i2.6690Palavras-chave:
Iniciantes, modelo de Software como Serviço (SaaS), indicadores de desempenhoResumo
Nosso estudo tem como objetivo analisar a adoção dos principais indicadores-chave de desempenho em startups brasileiras baseadas no modelo de software como serviço (SaaS). Este estudo é exploratório e descritivo usando uma pesquisa realizada em 2018, um questionário fechado com respostas dicotômicas como método. Quanto ao uso do modelo para medir o desempenho da startup, a aplicabilidade, de forma geral, foi majoritariamente positiva. Startups já demonstraram benefícios na aplicação de um modelo estruturado de mensuração de desempenho, porém mais focado na gestão de caixa e menos preocupado com despesas comerciais e de marketing. Esta pesquisa contribui para verificar a aplicabilidade de indicadores de desempenho em startups no modelo SaaS, ao mesmo tempo em que implica em impedimentos para a escalabilidade do produto ou serviço.
Referências
.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Desenvolve Revista de Gestão do Unilaalle está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.