Fazenda urbana como prática da economia criativa: uma experiência inovadora no contexto da cidade
DOI:
https://doi.org/10.18316/desenv.v10i2.7438Palavras-chave:
Empreendedorismo, sustentabilidade, agricultura urbanaResumo
Este artigo pretendeu estudar os negócios criativos, entendidos como possibilidade de inovação e empreendedorismo, por meio do estudo de caso de uma fazenda urbana, instalada em um shopping em Belo Horizonte/MG, bem como suas implicações na sustentabilidade urbana. Essas iniciativas inovadoras revelam múltiplas práticas de transformação da gestão, mas podem abrigar paradoxos importantes, na medida em que se considera o contexto, a participação social e o papel dos empreendimentos na sociedade urbana. A pesquisa adotou a abordagem qualitativo-descritiva, de forma a entender os negócios inovadores na economia criativa vinculados à ideia socioambiental, e buscou compreender como a inovação se apresenta nesse tipo de economia, no contexto da cidade de Belo Horizonte. Embora, na economia criativa, as motivações dos indivíduos e organizações apresentem multidimensionalidades, é preciso entender quais potenciais ela congrega e quais contradições (re)cria e, por meio da inovação, a fim de proporcionar melhorias na qualidade de vida urbana.
Referências
.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Desenvolve Revista de Gestão do Unilaalle está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.