Gamificação na área de Tecnologia da Informação de uma indústria metalomecânica: um estudo de caso

Daniel Hank Miri, Josiane Guimarães dos Santos, Juliana Matte, Cassiane Chais, Pelayo Munhoz Olea

Resumo


Gamificação é o uso das características dos jogos em atividades que não têm como foco o entretenimento. Fazem parte de uma ferramenta de gamificação a motivação e o engajamento, aspectos que podem ser explorados no ambiente de trabalho. Diante disso, o objetivo deste estudo consiste em analisar como a gamificação na área de Tecnologia da Informação (TI) de uma indústria metalomecânica promove a motivação e o engajamento no ambiente de trabalho. Para isso, adotou-se uma metodologia qualitativa e exploratória, com a aplicação de seis entrevistas
semiestruturadas, além da coleta de documentos e da realização de um relatório de observação direta. Em seguida, empregou-se o software NVivo 11® na triangulação dos dados e análise de conteúdo. Os resultados evidenciam que as atividades eram realizadas de forma individual, o que incentivava a competitividade entre os colegas da área, e que a gamificação propiciou um resultado satisfatório na motivação e no engajamento dos funcionários no ambiente de trabalho. Conclui-se, assim, que a gestão da área de TI deve estar atenta ao aperfeiçoamento de regras, recompensas e feedbacks e que o desenvolvimento e a gestão da área podem buscar novas possibilidades de atividades e de uso dos elementos da gamificação.


Palavras-chave


Motivação; Engajamento; Tecnologia da Informação.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18316/desenv.v10i1.7653

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ISSN: 2316-5537

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