Análise da maturidade de práticas de incubação de base tecnológica em Institutos Federais do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18316/desenv.v10i3.8611Palavras-chave:
Incubadoras, base tecnológica, maturidade de incubadoras, Institutos FederaisResumo
Esta pesquisa tem como foco um dos ambientes estratégicos para o fortalecimento dos micro e pequenos empreendimentos: as incubadoras de empresas de base tecnológica. Desta maneira, o presente estudo possui como objetivo analisar o grau de maturidade das incubadoras de base tecnológica dos Institutos Federais (IFs). Foi desenvolvida uma pesquisa exploratória e descritiva, utilizando como procedimento a análise de casos múltiplos, tomando-se como norteador o estudo das oito vertentes do grau de maturidade de incubadoras desenvolvido pela Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI) em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Das dez incubadoras dos IFs associadas à ANPROTEC, nove responderam à pesquisa. Observou-se que as incubadoras dos IFs obtiveram uma avaliação melhor que as analisadas pelo CERTI em seis vertentes, a saber: Rede de Parceiros, Serviços de Desenvolvimento Empresarial, Acompanhamento da Evolução das Incubadas, Posicionamento Regional, Atração de Empreendimentos e Governança. Enquanto que as incubadoras do estudo CERTI obtiveram índice maior nas vertentes Modelo de Sustentabilidade e Gestão. Igualmente, observou-se que ambas apresentaram como vertente de menor pontuação a relativa aos seus modelos de sustentabilidade. Tal fato justifica-se, pois em ambos os casos a maioria das incubadoras informaram possuir grande dependência dos recursos das mantenedoras.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Desenvolve Revista de Gestão do Unilaalle está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.