Homem que é homem: condicionantes dos cuidados da saúde masculina à luz de marketing social
DOI:
https://doi.org/10.18316/desenv.v11i1.9021Palavras-chave:
Marketing social, saúde, homensResumo
Este artigo tem como objetivo analisar a intenção dos homens em aderir práticas positivas à saúde a partir da perspectiva do marketing social. Para isso, foi adotada uma perspectiva quantitativa para operacionalização dos procedimentos metodológicos. Sendo assim, foram adaptadas 16 questões a partir de escalas de concordância de 10 pontos, dando origem aos seguintes construtos abordados: tensão, relacionamentos interpessoais, masculinidade, estado de saúde e campanhas de marketing social. Os dados foram coletados presencialmente e através do Google Forms, tendo pessoas do gênero masculino como público-alvo. No total, após os procedimentos estatísticos iniciais, foram coletados 335 questionários. Os principais resultados demonstram as variáveis explicativas do modelo foram ‘Relacionamentos Interpessoais’, ‘Masculinidade’ e ‘Estado de Saúde’, indicando que estes fatores são fundamentais para que os programas de marketing social influenciem de forma eficiente as decisões dos homens quanto às práticas preventivas de saúde.
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