Produtos de memória: a produção documental da associação de ex-alunos do Instituto de Educação General Flores da Cunha de Porto Alegre/RS

Autores

  • Catiele Alves Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bibliotecária no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (UFRGS). Endereço: Av. Bento Gonçalves, 9500 Prédio 43321 - Agronomia, Porto Alegre - RS, 91501-970. E-mail: catiele.alves@ufrgs.br
  • Valdir Morigi Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFRGS Pós-doutor em Memória social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Professor titular do Departamento de Ciências da Informação e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCIN) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v11i2.9700

Palavras-chave:

Memória, memória institucional, Instituto de Educação General Flores da Cunha (IE), associação de ex-alunos do Instituto de Educação General Flores da Cunha (AExAIE)

Resumo

O objetivo do artigo é conhecer os produtos de memória institucional a partir do estudo de caso realizado com a Associação de Ex-alunos do Instituto de Educação General Flores da Cunha (AExAIE), situada na cidade de Porto Alegre/RS. Apresenta parte da produção documental desta instituição preservada pelos seus ex-alunos. Os registros memoriais incluem diversos documentos como: cartas, convites, atas de reuniões, livros, fotografias, objetos e o Boletim periódico editado pela Associação. O estudo foi realizado em Porto Alegre/RS durante o segundo semestre do ano de 2020. Consiste em uma Pesquisa qualitativa que utiliza como técnica de coleta de dados a entrevista e a análise documental da Associação. A partir da análise da produção documental e das narrativas dos associados foram identificados os principais produtos de memória os quais permitem que os ex-alunos ativem as suas lembranças sobre o Instituto de Educação General Flores da Cunha e de sua participação na Associação. Conclui-se que os produtos de memória institucional constituem o acervo da memória da Associação e sua preservação auxilia na construção e no fortalecimento da identidade do grupo. 

Biografia do Autor

Catiele Alves, Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bibliotecária no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (UFRGS). Endereço: Av. Bento Gonçalves, 9500 Prédio 43321 - Agronomia, Porto Alegre - RS, 91501-970. E-mail: catiele.alves@ufrgs.br

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bibliotecária no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (UFRGS). Endereço: Av. Bento Gonçalves, 9500 Prédio 43321 - Agronomia, Porto Alegre - RS, 91501-970. E-mail: catiele.alves@ufrgs.br

Valdir Morigi, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFRGS Pós-doutor em Memória social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Professor titular do Departamento de Ciências da Informação e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCIN) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCIN/UFRGS). Pós-doutor em Memória Social. (UNIRIO)

Pós-doutor em Memória social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Professor titular do Departamento de Ciências da Informação e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCIN) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Referências

.

Downloads

Publicado

2022-07-27

Edição

Seção

Artigos