Produtos de memória: a produção documental da Associação de ex-alunos do Instituto de Educação General Flores da Cunha de Porto Alegre/RS

Catiele Alves, Valdir Morigi

Resumo


O objetivo do artigo é conhecer os produtos de memória institucional a partir do estudo de caso realizado com a Associação de Ex-alunos do Instituto de Educação General Flores da Cunha (AExAIE), situada na cidade de Porto Alegre/RS. Apresenta parte da produção documental desta instituição preservada pelos seus ex-alunos. Os registros memoriais incluem diversos documentos      como: cartas, convites, atas de reuniões, livros, fotografias, objetos e o Boletim periódico editado pela Associação. O estudo foi realizado em Porto Alegre/RS durante o segundo semestre do ano de 2020. Consiste em uma Pesquisa qualitativa que utiliza como técnica de coleta de dados a entrevista e a análise documental da Associação. A partir da análise da produção documental e das narrativas dos associados foram identificados os principais produtos de memória os quais permitem que os ex-alunos      ativem as suas lembranças sobre o Instituto de Educação General Flores da Cunha e de sua participação na Associação. Conclui-se que os produtos de memória institucional constituem o acervo da memória da Associação e sua preservação auxilia na construção e no fortalecimento da identidade do grupo. 


Palavras-chave


Memória. Memória institucional. Instituto de Educação General Flores da Cunha (IE). Associação de Ex-alunos do Instituto de Educação General Flores da Cunha (AExAIE).

Texto completo:

PDF

Referências


.




DOI: http://dx.doi.org/10.18316/desenv.v11i2.9700

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2316-5537

UNILASALLE - Av. Victor Barreto, 2288 Centro Canoas/RS Cep: 92.010-000