Negociação em Open Innovation: qual o poder das startups?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v11i2.9744

Palavras-chave:

Startup, Inovação aberta, Negociação

Resumo

As relações comerciais em programas de inovação aberta atingiram um patamar, até então, nunca visto, em que o crescimento das negociações dos últimos anos prediz os anos que estão por vir. Segundo o estudo “O Momento da Startup Brasileira e o Futuro do Ecossistema de Inovação” (ABSTARTUPS, 2018), 77% das startups brasileiras possuem o modelo de negócios Business to Business (B2B), relacionando-se diretamente com outras corporações. Mas com tamanho crescimento exponencial, como garantir uma negociação justa entre startups e corporações? Nessa ótica, o objetivo deste trabalho é analisar o poder de negociação das startups em programas de inovação aberta, correlacionando os fatores indicados na literatura com os resultados encontrados nas entrevistas com os fundadores das startups. Os procedimentos metodológicos envolveram uma pesquisa exploratória no que tange o ecossistema da inovação aberta, a partir do poder de negociação das startups, assim como uma revisão da literatura, análise documental e entrevistas não estruturadas. Concluiu-se, a partir das entrevistas, que as relações de negociação são pautadas na confiança e maturidade, criado um viés de ganha-ganha entre ambos e que o poder de negociação é limitado aos elementos pouco explorados na literatura condizente a startups, e para o EPPPC (Escopo, Prazo, Propriedade Intelectual, Preço, Condição de Pagamento), a startup segue as políticas e diretrizes da corporação contratante.

Biografia do Autor

Jian Carlos de Melo, UDESC

Jian Carlos de Melo. Mestre em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Atua como empreendedor na consultoria UNTIL. Endereço Postal: Av. Madre Benvenuta, 2037, Itacorubí, Florianópolis / SC. E-mail: jianmelo@gmail.com

Julio Dias, Professor Udesc

Julio Dias. Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como Professor na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). 

Denilson Sell, Professor na UDESC

Denilson Sell. Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduado em Ciências da Computação pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Atua como Professor na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Downloads

Publicado

2022-12-12

Edição

Seção

Artigos