Influência do marketing na visibilidade, atração de clientes e desempenho de escritórios de contabilidade no Sul do Brasil

Autores

  • Ana Julia Batistella Centro de Ensino Superior Riograndense - CESURG
  • Alan Bandeira Pinheiro Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Daiana Ransan Centro de Ensino Superior Riograndense - CESURG

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v11i3.9748

Palavras-chave:

Marketing Contábil, Escritórios de Contabilidade, Atração de Clientes.

Resumo

O Marketing surgiu com o objetivo de melhorar a relação entre empresa e cliente, bem como atender as
perspectivas do consumidor, visando proporcionar melhorias para as partes interessadas. Os serviços contábeis
permitem uma relação direta entre empresa e cliente, para tanto, técnicas para captação e manutenção dos
clientes têm se tornado um diferencial no ramo contábil. O estudo busca analisar a influência do uso do mix
marketing nos escritórios de contabilidade. Foi realizada uma pesquisa, descritiva, quantitativa e do tipo survey.
A coleta dos dados ocorreu através de formulário eletrônico enviado aos órgãos reguladores de contabilidade.
Foram contatados aproximadamente 325 gestores de escritórios de contabilidade, dos quais, 65 apresentaram
retorno. A análise foi realizada por meio de técnicas quantitativas de estatística descritiva e regressão linear. Os
achados permitem afirmar que o uso dos P’s do marketing proporciona melhoria na captação de clientes,
faturamento e rentabilidade financeira dos escritórios, conforme os respondentes. Esse estudo, contribui para os
contadores e órgãos de regulação, demonstrando que a profissão deve implementar inovação e uso de técnicas de
marketing para promover e melhorar seus serviços. Também contribui para o âmbito acadêmico, pois apresenta
achados importantes relacionados a área de marketing contábil, o qual ainda é pouco abordado no Brasil.

Biografia do Autor

Ana Julia Batistella, Centro de Ensino Superior Riograndense - CESURG

Mestre em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECO). Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Professora do Centro de Ensino Superior Riograndense (CESURG). Endereço: Rod. Leonel de Moura Brizola - BR-386, Km 138, s/n - Beira Campo, Sarandi - RS, 99560-000. E-mail: anajbatistella@hotmail.com https://orcid.org/0000-0002-7988-7083

Alan Bandeira Pinheiro, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduado em Administração pela UFC/Universidade do Porto. 

 

Daiana Ransan, Centro de Ensino Superior Riograndense - CESURG

Mestre em Administração pela Faculdade Pedro Leopoldo (FPL). Graduada em Administração pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECO). 

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Publicado

2022-12-26

Edição

Seção

Artigos