Jornada do consumidor a partir da análise de uma empresa de food service

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v11i2.9856

Palavras-chave:

Jornada de consumo, Marketing de Conteúdo, Marketing de Experiência

Resumo

O avanço tecnológico e a facilidade de acesso à informação têm redesenhado o ambiente dos negócios e a relação entre empresas e consumidores. Logo, compreender a jornada de consumo torna-se indispensável para planejar estratégias e ações de marketing mais assertivas. Assim, este estudo analisou a empresa Restaurante da Duda, uma empresa do segmento food service, localizada na cidade de Sapiranga/RS, com atividade de comércio de refeições, preponderantemente no sistema delivery. O objetivo do estudo consiste em propor melhorias na experiência dos clientes da empresa Restaurante da Duda a partir da identificação dos aspectos mais relevantes na jornada de consumo. A metodologia utilizada foi abordagem quantitativa e qualitativa, pesquisa descritiva e estudo de caso com aplicação de questionário aos clientes da empresa durante o mês de setembro de 2021, obtendo-se 93 respostas. Foi possível identificar que o Restaurante da Duda possui um nível elevado de clientes dispostos a recomendá-la. Conclui-se que os consumidores são fortemente influenciados por outras pessoas, destacando-se a influência advinda do círculo social e, que possuem muitas expectativas em relação à alimentação fora de casa, sobretudo no que tange ao atendimento, cardápio diferenciado, segurança alimentar e pontualidade.

Biografia do Autor

Luciane Pereira Viana, Faculdade IENH

Doutora em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade Feevale. Graduada em Administração pela Universidade Feevale. Professora na Faculdade IENH. Endereço Postal: R. Frederico Mentz, 526 - Hamburgo Velho, Novo Hamburgo - RS, 93525-360. E-mail: viana.luciane.lu@gmail.com

Hugo Augusto Da Silva, Faculdade IENH

Graduado em Administração pela Faculdade IENH. Atua na empresa Restaurante da Duda

Downloads

Publicado

2022-12-13

Edição

Seção

Artigos