Relações de gênero na geração Y: características das mulheres no ambiente de trabalho
DOI:
https://doi.org/10.18316/998Palavras-chave:
Gênero, mulheres, geração Y, mercado de trabalhoResumo
Os estudos sobre as mulheres jovens, da denominada Geração Y, no mercado de trabalho são escassos, especialmente no Brasil. Este estudo buscou suprir essa necessidade, procurando identificar a relação das mulheres da Geração Y com o ambiente de trabalho, no que se refere ao comprometimento, às oportunidades e ascensão profissional e a existência dos preconceitos (machismo). Foram realizadas 10 entrevistas com mulheres com idade até 35 anos e que exercem ou exerceram atividade profissional. Os resultados mostram que as jovens mulheres se percebem mais comprometidas que os seus colegas homens no trabalho, admitem que sofreram preconceitos referentes ao machismo, mas identificam iguais oportunidades de crescimento profissional nas suas empresas em relação aos homens. Entendem que as mulheres estão ascendendo profissionalmente, contudo sofrem com a sobrecarga com a maternidade e atividades domésticas, além de a remuneração ser inferior a dos homens. O artigo encerra com algumas considerações sobre a necessidade de futuras pesquisas sobre o assunto.
Referências
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BASTOS, A., CORREA, N.; LIRA, S. Padrões de Comprometimento com a Profissão e a Organização. Anais do 22° Encontro da ANPAD, Foz do Iguaçu, 1998.
BRIDGE RESEARCH. Mulheres de diferentes gerações enfrentam as dificuldades da profissão. 2011. Disponível em http://www.bridgeresearch.com.br/. Acesso em 05 jan. 2013.
CALVOSA, M.D. Desenvolvimento de Carreira: O Papel da Mulher nas Organizações, Revista Cadernos de Administração, v. 1, p. 130-148, 2009.
CRAMPTON S M, HODGE J W. Generation Y: Unchartered Territory - Journal of Business & Economics Research, V. 7, N. 4, 2009
DUTRA, Joel Souza. Administração de Carreiras: uma proposta para repensar a Gestão de Pessoas. São Paulo: Atlas, 1996.
DUTRA, Joel Souza. Gestão de pessoas com base em competências. São Paulo: Gente, 2001.
DUTRA – IEL 3º Meeting 2012. Disponível em www.ielrs.org.br/meetingpessoas/ Acesso em: 14 jan 2013.
FONSECA, Adriana. Mulheres da geração Y enfrentam problemas de gênero no trabalho. Em 22/12/2011. Disponível em: http://www.valor.com.br/carreira/1149840/mulheres-da-geracao-y-enfrentam-problemas-de-genero-no-trabalho#ixzz2NEuuP2qE. Acesso em 10 jan. 2013.
HIRIGOYEN, M. Assédio Moral: a violência perversa no cotidiano. 5ª. ed. Rio de Janeiro:Bertrand, 2002.
IBGE. Mulher no mercado de trabalho: perguntas e respostas. Disponível em
http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/trabalhoerendimento/pme_nova/Mulher_Mercado_Trabalho_Perg_Resp_2012.pdf Acesso em 28 dez 2012.
IRIGARAY, H. R, VERGARA, Sylvia C - Mulheres no Ambiente de Trabalho: Abrindo o Pacote “Gênero”, 33º In: anais do Encontro da ANPAD, São Paulo, 2009.
LUCAS, A., PIRES F., ANDRADE S., AMORIM W., FISCHER A. Identificação de Práticas de Gestão voltadas à Questão de Gênero: um Estudo a partir das Melhores Empresas para você Trabalhar. In: Anais do 34º ANPAD, Rio de Janeiro, 2010.
MACHADO, H. Tendências do Comportamento Gerencial da Mulher Empreendedora, Anais do 23° EN ANPAD, Foz do Iguaçu, 1999.
MADALOZZO R, MARTINS S. SHIRATORI,L Estudos Feministas, Florianópolis, 18(2): 352, maio-agosto/2010
CAPPELLE, M., MELO, M. C. L., GONÇALVES C. Análise de Conteúdo e Análise de Discurso nas Ciências Sociais Organizações Rurais & Agroindustriais, Vol. 5, No 1, 2003.
OLIVEIRA, Sidnei. Geração Y ser potencial ou ser talento? faça por merecer. São Paulo : Integrare Editora, 2011.
OLIVEIRA, Sidnei. Geração Y : o nascimento de uma nova versão de líderes - 3. ed. São Paulo: Integrare, 2010.
TANURE, B., ANDRADE, J., NETO, A., Executivas: Carreira, Maternidade, Amores e Preconceitos- RAE-eletrônica, v. 9, n. 1, Art. 3, jan./jun. 2010. www.fgv.br/raeeletronica
TAPSCOTT, Don. Geração Digital: a crescente e irreversível ascensão da geração Net. São Paulo: Makron Books, 1999.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Desenvolve Revista de Gestão do Unilaalle está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.