The public marketing in the context of the managerial reform of the state

Authors

  • Aline Lourenço de Oliveira Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)
  • Américo Pierangeli Costa Universidade de Brasília - UnB
  • Adílio Renê Miranda Universidade Federal de Alfenas
  • Daniel Leite Mesquita Universidade Federal de Lavras
  • José Roberto Pereira Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.18316/1206

Keywords:

Democracy, state reform, public marketing

Abstract

In the context of managerial changes and proposals for the public administration, the marketing can contribute to the strategic interaction between the state and the citizen. This paper seeks to develop this relationship taking as priority social democratic ideals and presenting the vision of the social-democracy of public management. The goal is to understand how the public marketing can contribute to the consolidation of the proposals of the managerial reform of the state. We understand that the public marketing is an activity in which the needs of society are identified in order to offer or expand services provided by a set of institutions, regardless of who holds the political offices. Thus, the public marketing can help promote citizenship, reduce social inequalities, encourage responsibility, accountability and value the participatory nature of the population. These macro objectives can be addressed through actions aimed at the internal image of the Brazilian public administration, research on needs, desires and interests of the citizens aiming at benefiting the transparency and the control through communication actions, and strengthen the commitment to the public interest through the relationship.

Author Biographies

Aline Lourenço de Oliveira, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), especialização em Gestão de Micro e Pequenas Empresas e Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Atualmente é professora na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), campus Varginha, e doutoranda em Administração na Universidade Federal de Lavras (UFLA). Tem experiência como professora, pesquisadora e consultora na área de Administração. Os principais temas de interesse são: Ensino e Pesquisa em Administração, Teoria das Organizações, Administração Pública, Redes Organizacionais e Teoria da Complexidade.

Américo Pierangeli Costa, Universidade de Brasília - UnB

Professor da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília - UnB. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras - UFLA - Área de Concentração: Gestão Estratégica, Marketing e Inovação. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras - UFLA - Área de Concentração: Gestão Estratégica, Marketing e Inovação. Especialista em Musculação e Personal Trainer pela Escola Superior de Educação Física de Muzambinho. Possui graduação em Educação Física - Licenciatura Plena pela Faculdade Presbiteriana Gammon (2001). Atua nas áreas de Marketing e Comportamento do Consumidor, Gestão e Marketing Esportivo. Participa como pesquisador nos grupos: GESPORTE - Gestão e Marketing da Educação Física, Esporte, Saúde e Lazer (UnB) e GECOM - Grupo de Pesquisa em Marketing e Comportamento do Consumidor (UFLA)

Adílio Renê Miranda, Universidade Federal de Alfenas

Atualmente é doutorando em Administração pela Universidade Federal de Lavras na área de Organizações, Sociedade e Gestão. Mestre e graduado em Administração pela mesma Universidade. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estudos Organizacionais, Recursos Humanos, Relações de trabalho e Administração Pública. Possui experiência de pesquisa nos seguintes temas: cultura e identidade, relações de poder, gênero, simbolismo organizacional, administração pública

Daniel Leite Mesquita, Universidade Federal de Lavras

Possui graduação e Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Lavras, Atualmente (2010) é Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Lavras- atuando principalmente nas seguintes áreas: estratégias de organizações, gestão da inovação tecnológica. é membro do grupo de estudos em estratégia Redes e inovação- GEREI- da Universidade Federal de Lavras

José Roberto Pereira, Universidade Federal de Lavras

Possui graduação e Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Lavras, Atualmente (2010) é Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Lavras- atuando principalmente nas seguintes áreas: estratégias de organizações, gestão da inovação tecnológica. é membro do grupo de estudos em estratégia Redes e inovação- GEREI- da Universidade Federal de Lavras

Published

2013-09-30

Issue

Section

Articles