Strategic marketing management: teaching case of Quintal Supersaudável

Authors

  • Patrícia Louise Friderichs Rosa Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).
  • Viviane Ceratti Leseux Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).
  • Chiara Marieli Cremonese Sehn Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).
  • Flávio Régio Brambilla Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v7i2.4717

Keywords:

Market segmentation, healthy eating, consumer bahavior

Abstract

From the observation of the changes in consumer behavior, we can find a new type of consumer that seeks the well-being through a healthier diet. This case demonstrates the process of start a new business, in the category of supermarkets, segmented in this new type of consumer. The main goal is that, in a playful and illustrative way, the student becomes familiar with the organizational environment, understanding the behavior, needs and desires natural products consumers. In the course of the case the student will be able to identify and solve management problems and to deal with risk factors through the use of marketing tools. So, from real situations, the student can create concepts, positioning and marketing strategies that can help companies in their growth process.

Author Biographies

Patrícia Louise Friderichs Rosa, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Mestranda em Administração pelo PPGA/UNISC.

Mestranda do Programa de Pós Graduação Mestrado Profissional em Administração da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Especialista em Marketing Estratégico pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Especialista em Gestão de Varejo pelo Centro Universitário do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de São Paulo (SENAC/SP). Graduada em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Graduada em Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Atua como Gestora e Consultora de Marketing e Negócios Internacionais e Advogada Rua. Mal Floriano, 432/sala: 203 CEP: 96810-002 Centro Santa Cruz do Sul/RS patilouise@gmail.com

Viviane Ceratti Leseux, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Mestranda em Administração pelo PPGA/UNISC.

Mestranda do Programa de Pós Graduação Mestrado Profissional em Administração da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Especialista em Controladoria pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Graduada em Administração pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Bolsista do Programa BIPSS (Bolsas Institucionais para Programa de Pós Graduação da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Chiara Marieli Cremonese Sehn, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Mestranda em Administração pelo PPGA/UNISC.

Mestranda do Programa de Pós Graduação Mestrado Profissional em Administração da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Licenciada em Educação Profissional - Formação Pedagógica pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Especialista em Marketing Estratégico pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).Graduada em Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Flávio Régio Brambilla, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Doutor em Administração. Mestre em Administração e Negócios: Marketing. Docente do Mestrado em Administração da Universidade de Santa Cruz do Sul (PPGA/UNISC).

Doutor em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Mestre em Administração e Negócios: Marketing pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Especialista em Gestão Organizacional pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial Administração e Negócios do Rio Grande do Sul (SENAC/RS). Especialista em Educação à Distância pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial Administração e Negócios do Rio Grande do Sul (SENAC/RS). Especialista em Gestão Organizacional pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Especialista em Recursos Humanos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Graduado em Direito pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).Graduado em Administração pela  Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Professor e Coordenador Adjunto do Mestrado em Administração da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Published

2018-08-10

Issue

Section

Casos de Ensino