Gestão e organização do estoque em empresas de varejo: um estudo comparativo de duas empresas de Loanda, Paraná

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v11i3.9115

Keywords:

Gestão de estoques, Planejamento e Controle de Estoques, Depósitos de Construção

Abstract

A área de gestão de estoques, ou administração de recursos materiais e patrimoniais é notória para a administração eficiente dos estoques materiais nas organizações. As atividades realizadas na administração de estoques têm papeis importantes quanto aos estoques e quanto ao fluxo financeiro de uma organização. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo compreender a gestão de estoque em duas empresas de varejo, do ramo da construção civil, da cidade de Loanda, estado do Paraná. Para tanto, elaborou-se uma pesquisa qualitativa e descritiva, com coleta de dados primários por meio de entrevistas semiestruturadas com duas empresas do ramo varejista de materiais de construção. A análise foi realizada utilizando-se da metodologia de análise de conteúdo. O resultado apresentou um quadro comparativo das duas organizações analisadas e observou, portanto, as semelhanças e diferenças entre as duas empresas, bem como a importância na utilização de ferramentas de controle na gestão de estoque em empresas que atuam na área comercial de vendas de produtos destinados à construção civil.

Author Biographies

Briana Maria Souza Holanda, Universidade Estadual do Paraná

Graduada em Administração pela Universidade Estadual do Paraná.

Rejane Heloise dos Santos, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda em Administração pela Universidade Estadual de Maringá na linha de Marketing e CadeiasProdutivas do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Maringá. Mestra emAdministração pela Universidade Estadual de Maringá (2017). Especialista em Engenharia de Produção peloUniCesumar (2014). Graduada em Bacharelado em Administração pelo UniCesumar (2014), em Tecnologia emProcessos Gerenciais pelo UniCesumar (2012) e Licenciada em Letras pela Universidade Estadual de Maringá(2010).

William Alexandre dos Santos

Mestre em Administração na linha de Marketing e Cadeias Produtivas, do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Maringá, Especialista em Desenvolvimento de Sistemas para WEB pela Faculdade de Tecnologia América do Sul (2011). Graduado em Bacharelado em Administração pelo UniCesumar (2014), em Tecnologia em Processos Gerenciais pelo UniCesumar (2012) e em Engenharia de Produção pela pela Universidade Estadual de Maringá (2008). Professor Colaborador da Universidade Estadual do Paraná (Campus Apucarana).

References

.

Published

2022-12-26

Issue

Section

Articles