Práticas de Finanças Pessoais e o Nível de Satisfação dos Estudantes de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Contábeis no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18316/desenv.v11i3.9781Keywords:
Finanças Pessoais, Satisfação com o curso, Estudantes de Pós-Graduação Stricto Sensu Ciências Contábeis.Abstract
O artigo teve como objetivo avaliar a relação das práticas de finanças pessoais com a satisfação com o curso dos estudantes de pós-graduação stricto sensu em Ciências Contábeis no Brasil. Os dados de 207 alunos das Universidades cadastradas na plataforma Sucupira em 2020 foram coletados por meio de questionário eletrônico entre os meses de março e maio de 2021. Os resultados mostram que a correlação de Spearman para dados categóricos entre as variáveis de finanças pessoais e satisfação com o curso mostrou-se fraca e não significante. O nível de concordância de satisfação com o curso apresentou média geral de 3,97 (escala 1 a 5). A satisfação dos alunos de pós-graduação não apresentou diferença nas variáveis bolsista, endividamento e planejamento, mas observou-se que os alunos com renda superior apresentaram maiores níveis de satisfação com o curso. O artigo apresenta contribuições teóricas, sociais e práticas. A contribuição teórica baseia-se na importância de expandir a abordagem do tema educação financeira, bem como da utilização de práticas de planejamento e orçamento financeiro pessoal. Com relação à contribuição social e prática, o estudo poderá auxiliar os estudantes com um melhor entendimento referente à gestão financeira pessoal, a adoção de novas práticas de planejamento e controle de suas finanças.
References
ALBUQUERQUE JUNIOR, Ailton Batista et al. Educação financeira: um estudo acerca do perfil financeiro da comunidade acadêmica do centro de ciências jurídicas e sociais (CCJS) da Universidade Federal De Campina Grande (UFCG). Brazilian Applied Science Review, v. 3, n. 6, p. 2277-2297, 2019.
BARDAGI, Marúcia Patta; HUTZ, Claudio Simon. Satisfação de vida, comprometimento com a carreira e exploração vocacional em estudantes universitários. Arquivos Brasileiros de Psicologia, v. 62, n. 1, p. 159-170, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CES nº 10, de 16 de dezembro de
Institui as diretrizes curriculares nacionais para o curso de graduação em ciências
contábeis, bacharelado, e dá outras providências. Brasília, DF: Conselho Nacional de
Educação, 2004b.
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces10_04.pdf.
Acesso em: 11/10/2022.
CARNEIRO, Murilo; MATIAS, Alberto Borges. Orçamento empresarial. Teoria, prática e novas. São Paulo: Atlas, 2011
CHEROBIM, A. P. M. S.; ESPEJO, M. M. dos S. B. Finanças pessoais: conhecer para enriquecer. São Paulo: Atlas, 2010.
CNC. Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) – outubro de 2020. http://cnc.org.br/editorias/economia/pesquisas/pesquisa-de-endividamento-e-inadimplencia-do-consumidor-peic-outubro-1. Acesso em: 04/01/2020.
CNDL. 45% dos brasileiros não controlam as próprias finanças, mostra pesquisa sobre educação financeira do SPC Brasil e CNDL. https://site.cndl.org.br/45-dos-brasileiros-nao-controlam-as-proprias-financas-mostra-pesquisa-sobre-educacao-financeira-do-spc-brasil-e-cndl/. Acesso em: 04/01/2020.
CUNHA, Paulo Roberto; GOMES, Giancarlo; BECK, Franciele. Satisfação dos estudantes do curso de Ciências Contábeis: estudo em Universidades Públicas de Santa Catarina. Contabilidade Vista & Revista, v. 27, n. 1, p. 42-62, 2016.
FOULKS, S. M.; GRACI, S. P. Guidelines for Personal Financial Planning. Business, v. 33, n. 2, 1989.
FRANKENBERG, L. Seu futuro financeiro. 8. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
GOMES, Giancarlo; DAGOSTINI, Luciane; CUNHA, Paulo Roberto. Satisfação dos Estudantes do Curso de Ciências Contábeis: estudo em uma Faculdade do Paraná. Revista da Faculdade de Administração e Economia, v. 4, n. 2, p. 102-123, 2013.
HALFED, M. Investimentos: como administrar melhor seu dinheiro. São Paulo:
Fundamento Educacional, 2006.
IUDÍCIBUS, Sérgio de, et al. Contabilidade Introdutória. 8. ed. São Paulo: Atlas, 1995.
LEAL, Cícero Pereira; NASCIMENTO, José Antônio Rodrigues. Planejamento financeiro pessoal. Revista de Ciências Gerenciais, v. 15, n. 22, 2011.
LEAL, Sara Costa; SANTOS, Dinah Vieira; COSTA, Patrícia. Perfil de Educação Financeira dos Discentes de Graduação e Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior Brasileiras. Revista de Casos e Consultoria, v. 11, n. 1, p. e11134-e11134, 2020.
LIRA, Sachiko Araki; CHAVES NETO, Anselmo. Coeficientes de correlação para variáveis ordinais e dicotômicas derivados do coeficiente linear de Pearson. Ciência & Engenharia, v. 15, n. 1/2, p. 45-53, 2006.
LIZOTE, Suzete Antonieta et al. Finanças pessoais: um estudo envolvendo os alunos de ciências contábeis de uma Instituição de Ensino Superior. Revista da UNIFEBE, v. 1, n. 19, p. 71-85, 2017.
MACEDO, Jurandir Sell Jr. A árvore do dinheiro: Guia para cultivar sua independência financeira. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
MARION, José Carlos. Contabilidade Básica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1998.
MILAN, Gabriel Sperandio et al. A qualidade dos serviços prestados por uma IES ea satisfação dos alunos no contexto do curso de Administração. Revista Alcance, v. 22, n. 4, p. 538-552, 2015.
MORAIS, Aline Fernanda Vianna de. Orçamento Pessoal: um estudo das práticas adotadas pelos discentes da UFCG Campus – Sousa. 2013. 94fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2013.
PASWAN, Audhesh K.; YOUNG, Joyce A. Student evaluation of instructor: A nomological investigation using structural equation modeling. Journal of Marketing Education, v. 24, n. 3, p. 193-202, 2002.
PIRES, V. Finanças pessoais fundamentos e dicas. Piracicaba: Editora Equilíbrio, 2006.
ROSS, S.; WESTERFIELD, R.; JAFFE, J. F. Administração financeira. São Paulo: Atlas, 1995.
SANTOS, Thiago; SOUZA, Maria José Barbosa. Fatores que influenciam o endividamento de consumidores jovens. Revista Alcance, v. 21, n. 1, p. 152-180, 2014.
SIEGEL, S. Estatística não Paramétrica (Para as Ciências do Comportamento) McGraw Hill. São Paulo, 1975.
SILVA, Tarcísio Pedro da et al. Financial education level of high school students and its economic reflections. Revista de Administração (São Paulo), v. 52, p. 285-303, 2017.
VAN DER STEDE, Wim A. Measuring ‘tight budgetary control’. Management Accounting Research, v. 12, n. 1, p. 119-137, 2001.
VIEIRA, Kelmara Mendes; MILACH, Felipe Tavares; HUPPES, Daniela. Equações estruturais aplicadas à satisfação dos alunos: um estudo no curso de ciências contábeis da Universidade Federal de Santa Maria. Revista Contabilidade & Finanças, v. 19, p. 65-76, 2008.
WESTON, J. F.; BRIGHAN, E. Fundamentos da administração financeira. São Paulo: Makron Books, 2000.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. (4. ed.). São Paulo: Atlas, 2002.
VIEIRA, Kelmara Mendes; MOREIRA, Fernando de Jesus; POTRICH, Ani Caroline Grigion. Indicador de educação financeira: proposição de um instrumento a partir da teoria da resposta ao item. Educação & Sociedade, v. 40, 2019.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who submit their manuscripts to be published in this journal agree to the following terms:
Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of work and recognition of its initial publication in this journal.
By virtue of the articles appearing in this open access journal, articles are free to use, with proper attribution, in educational and non-commercial.
Desenvolve Revista de Gestão do Unilaalle está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.