Marketing público e as estratégias do marketing de atrações nos municípios da Região Fronteira Noroeste do Rio Grande do Sul

Autores/as

  • Ariosto Sparemberger Doutor em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduado em administração pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Professor e pesquisador da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Endereço postal: Rua do Comércio, 3000, Bairro Universitário, Ijuí/ RS, 98700-000. Email: ariosto@unijui.edu.br http://orcid.org/0000-0001-5212-4695

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v12i1.10607

Palabras clave:

Marketing de lugares. Municípios. Prefeituras.

Resumen

A utilização do marketing público com vistas a mapear os elementos de atratividade dos municípios da Região Fronteira Noroeste constitui o tema central deste artigo. O principal objetivo foi investigar junto aos municípios a atual situação destes, referente ao marketing de atrações. Para atender o objetivo proposto realizou-se uma pesquisa de natureza quantitativa, descritiva, documental e exploratória. Os dados foram coletados por meio de questionário encaminhado e respondido por 20 prefeituras. O instrumento de coleta apresentou 19 afirmações, onde foi solicitado ao respondente indicar o nível de concordância ou discordância entre as alternativas, baseadas na escala Likert. Os principais resultados mostram que a região apresenta atrações, em especial, recursos naturais e conta com auxílio público para investimentos, havendo condições para criação do ecossistema do turismo. Porém, há fragilidades em termos de centros de convenções, calçadões, cafeterias, parques aquáticos e hotéis-fazenda, bem como deficiência no processo de coleta de informações dos visitantes e turistas.

Biografía del autor/a

Ariosto Sparemberger, Doutor em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduado em administração pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Professor e pesquisador da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Endereço postal: Rua do Comércio, 3000, Bairro Universitário, Ijuí/ RS, 98700-000. Email: ariosto@unijui.edu.br

Professor Dr. em Administração ( UFP). Trabalha na UNIJUI nos cursos presenciais e Ead na área da Gestão e curso lato sensu.

Coordenador do Projeto de pesquisa: Contribuições do Marketing das Cidades para o desenvolvimento dos Municípios: Um estudo na Região Fronteira Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Citas

ARDIGÓ, C. M. DIRETRIZES DE MARKETING PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SUSTENTADO DE CIDADES: UM ESTUDO DE CASO DA CIDADE DE ITAJAÍ - SC. 2002. 176 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002. Disponível em:https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/84353/191727.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 29 jan. 2023.

ASHWORTH, G.; KAVARATZIS, M. Place marketing: how did we get here and where are we going? Journal of Place Management and Development, Vol. 1, No. 2, p. 150-165, 2008.

ATLAS SOCIOECONÔMICO RIO GRANDE DO SUL. Conselhos Regionais de Desenvolvimento - COREDES. 2020. Disponível em: https://atlassocioeconomico.rs.gov.br/conselhos-regionais-de-desenvolvimento-coredes. Acesso em: 01 jun. 2022.

BERTÊ, A. M. A.; LEMOS, B. O.; TESTA, G., ZANELLA, M. A. R.; OLIVEIRA, S. B. Perfil Socioeconômico - COREDE Fronteira Noroeste. Boletim Geográfico do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, fev. 2016. n. 26, p. 258-295.

BONIFACE, B.; COOPER, C. The geography of travel and tourism. Heinemann, Londres, 1987.

BÜTTENBENDER, P. L.; DALLABRIDA, V. R. Planejamento estratégico territorial: a experiência de planejamento do desenvolvimento na região fronteira Noroeste - RS - Brasil. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2006.

CAPORAL, S. L. G.; NASCIMENTO, G. M. Conceitos de marketing de cidades aplicados ao estudo de caso do município de São Vicente do Sul (RS). In: Anais do XII Seminário Nacional demandas sociais e políticas públicas na sociedade Contemporânea. UNISC, 2016.

CEZAR, L. C. Comunicação e marketing no setor público: diferentes abordagens para a realidade brasileira. Brasília: Enap, 2019.

DIAS, R.; CASSAR, M. Fundamentos do marketing turístico. São Paulo: Editora Pearson, 2005. 292p. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/321/pdf/0. Acesso em: 03 mai. de 2022.

ESHUIS, J.; E. BRAUN, E.; E.-H. KLIJN, E.-H. Place Marketing as Governance Strategy: An Assessment of Obstacles in Place Marketing and Their Effects on Attracting Target Groups. Public Administration Review vol. 3, p. 507-516, 2013.

FEE. FUNDAÇÃO DE ECONOMIA E ESTATÍSTICA. Dados. 2022. Disponível em: https://feedados.fee.tche.br/feedados/#!pesquisa=0. Acesso em: 10 jan. 2023.

FERNANDES, C. A. O processo de desenvolvimento da região fronteira noroeste do estado do Rio Grande do Sul e suas potencialidades. Dissertação (mestrado) – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Campus Ijuí). Desenvolvimento. Ijuí, 2013.

GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo, Atlas, 2002.

Gunn, C. Megatrend attraction myths and fallacies. World Travel and Tourism Review, v. 3, p. 139-143, 1993.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Rio Grande do Sul, Panorama Cidades, 2022. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rs/panorama. Acesso em: 11 jun. 2022.

KOTLER, P.; GERTNER, D. Country as a Brand, product and beyond: A place marketing and a brand management perspective. Brand Management, Vol. 9, No 4-5, p. 249-261, 2002.

KOTLER, P.; HAIDER, P. H.; REIN, I. Marketing Público: Como atrair investimentos, empresas e turismo para cidades, regiões, estados e países. Tradução de Eliane Kanner. São Paulo: Makron Books, 1994.

KOTLER, P.; LEE, N. Marketing no setor público: um guia para um desempenho mais eficaz. Porto Alegre: Bookman, 2008.

KOTLER, Philip; et al. Marketing de lugares: como conquistar crescimento de longo prazo na América Latina e no Caribe. São Paulo: Prentice Hall, 2006.

KOTLER, Philip; HAIDER, Donald; REIN, Irving. Marketing Places. Attracting Investment, Industry, and Tourism to Cities, States, and Nations, Free Press, Nova Iorque, 1993.

LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo, Atlas, 2003.

MARCONI, M. de Andrade; LAKATOS, M. Eva. Metodologia Científica. Barueri, Atlas, 2003.

MINCIOTTI, A. S.; SILVA, C. E. Marketing de localidades: Uma abordagem ampliada sobre o desenvolvimento da Cidade ou Região. Revista Turismo e Ação. Vol. 12, n. 3, set-dez 2011.

MINCIOTTI, S. A. Velhos problemas, Soluções Modernas. In: LIMA, D. (org.). Nosso Século. Santo André: Ed. Livre Mercado, p. 269-278, 2001.

OCKE, M. A. M.; IKEDA, A. A. Marketing de lugar: estado da arte e perspectivas futuras. Revista de administração da USP. v. n. 4, p. 671-683. São Paulo, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rausp/a/qpMWQb6ZwQkbkmv739LkSHL/?lang=pt. Acesso em: 10 jul. 2022.

____________ Marketing de Lugares: os recifes artificiais multifuncionais como proposta de atração turística. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo. v. 7, n. 3, p. 496-512, 2013. Disponível em: https://rbtur.org.br/rbtur/article/view/519. Acesso em: 15 jun. 2022.

PEREIRA, S. N. Marketing público aplicável à gestão de cidades. Conceitualização e Métodos. Rio de Outubro, 2013.

PTDRS; CODETER. Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável: Território da Cidadania Zona Sul do Estado do Rio Grande do Sul. – Pelotas: Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor, 2009. Disponível em: http://sit.mda.gov.br/download/ptdrs/ptdrs_qua_territorio104.pdf. Acesso: 10 mai. 2022.

RIBEIRO, J. S. Marketing Público. Cuiabá: Rede E-Tec Brasil / Ufmt, 2015. Disponível em: http://proedu.rnp.br/bitstream/handle/123456789/1610/Marketing_Publico_10_06_15.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 15 dez. 2022.

ROESCH, S. M. A. Projetos de estágio e de pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas, 2009.

ROTTA, E. et al. Investimentos públicos em políticas sociais: trajetória de duas décadas no Noroeste do Rio Grande do Sul. Anais do 3º SEDRES (Seminário de Desenvolvimento Regional, Estado e Sociedade): a questão regional, uma questão (de) política. Blumenau: FURB, 2016.

Publicado

2023-09-22

Número

Sección

Artigos