O marketing público no contexto da reforma gerencialista do Estado

Autores/as

  • Aline Lourenço de Oliveira Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)
  • Américo Pierangeli Costa Universidade de Brasília - UnB
  • Adílio Renê Miranda Universidade Federal de Alfenas
  • Daniel Leite Mesquita Universidade Federal de Lavras
  • José Roberto Pereira Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.18316/1206

Palabras clave:

Democracia, reforma do Estado, marketing público

Resumen

No contexto de mudanças e propostas gerencialistas para a administração pública, o marketing pode contribuir de forma estratégica com a interação entre o Estado e o cidadão. Neste trabalho, busca-se desenvolver essa relação, tomando como prioritários os ideais democráticos e sociais presentes na visão da social-democracia da gestão pública. O objetivo é entender como o marketing público pode contribuir com a consolidação das propostas da reforma gerencialista do estado. Entendemos que o marketing público é uma atividade na qual as necessidades de uma sociedade são identificadas, a fim de ofertar ou expandir serviços prestados por um conjunto de instituições, independentemente de quem ocupa os cargos políticos. Dessa forma, o marketing público pode ajudar a promover a cidadania, a reduzir as desigualdades sociais, a favorecer a responsabilidade, a permitir a responsabilização e a valorizar o caráter participativo da população. Esses macro-objetivos podem ser contemplados por meio de ações voltadas para a imagem interna da administração pública brasileira, de pesquisas sobre as necessidades, desejos e interesses do cidadão, visando a beneficiar a transparência e o controle por meio de ações de comunicação e a fortalecer o compromisso com o interesse público por meio do relacionamento.

Biografía del autor/a

Aline Lourenço de Oliveira, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), especialização em Gestão de Micro e Pequenas Empresas e Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Atualmente é professora na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), campus Varginha, e doutoranda em Administração na Universidade Federal de Lavras (UFLA). Tem experiência como professora, pesquisadora e consultora na área de Administração. Os principais temas de interesse são: Ensino e Pesquisa em Administração, Teoria das Organizações, Administração Pública, Redes Organizacionais e Teoria da Complexidade.

Américo Pierangeli Costa, Universidade de Brasília - UnB

Professor da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília - UnB. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras - UFLA - Área de Concentração: Gestão Estratégica, Marketing e Inovação. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras - UFLA - Área de Concentração: Gestão Estratégica, Marketing e Inovação. Especialista em Musculação e Personal Trainer pela Escola Superior de Educação Física de Muzambinho. Possui graduação em Educação Física - Licenciatura Plena pela Faculdade Presbiteriana Gammon (2001). Atua nas áreas de Marketing e Comportamento do Consumidor, Gestão e Marketing Esportivo. Participa como pesquisador nos grupos: GESPORTE - Gestão e Marketing da Educação Física, Esporte, Saúde e Lazer (UnB) e GECOM - Grupo de Pesquisa em Marketing e Comportamento do Consumidor (UFLA)

Adílio Renê Miranda, Universidade Federal de Alfenas

Atualmente é doutorando em Administração pela Universidade Federal de Lavras na área de Organizações, Sociedade e Gestão. Mestre e graduado em Administração pela mesma Universidade. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estudos Organizacionais, Recursos Humanos, Relações de trabalho e Administração Pública. Possui experiência de pesquisa nos seguintes temas: cultura e identidade, relações de poder, gênero, simbolismo organizacional, administração pública

Daniel Leite Mesquita, Universidade Federal de Lavras

Possui graduação e Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Lavras, Atualmente (2010) é Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Lavras- atuando principalmente nas seguintes áreas: estratégias de organizações, gestão da inovação tecnológica. é membro do grupo de estudos em estratégia Redes e inovação- GEREI- da Universidade Federal de Lavras

José Roberto Pereira, Universidade Federal de Lavras

Possui graduação e Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Lavras, Atualmente (2010) é Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Lavras- atuando principalmente nas seguintes áreas: estratégias de organizações, gestão da inovação tecnológica. é membro do grupo de estudos em estratégia Redes e inovação- GEREI- da Universidade Federal de Lavras

Publicado

2013-09-30

Número

Sección

Artigos