Análise da eficiência dos conselhos comunitários como mecanismos de controle social nas universidades federais do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18316/1335Palabras clave:
Comunidade, estruturas organizacionais, demandas sociaisResumen
Os conselhos comunitários foram originados pela Lei Federal 10.172/01, com a intenção de aproximar a comunidade das universidades federais e com o intuito de conhecer e atender às especificidades das demandas da sociedade. Após a passagem de uma década da publicação da lei, este estudo busca verificar a interação desses conselhos com as universidades, bem como outros mecanismos de inserção da sociedade na vida acadêmica. Por meio de um estudo exploratório, recorrendo-se à pesquisa bibliográfica e à análise documental, foram avaliados os estatutos de 56 universidades federais para analisar as estruturas organizacionais das instituições, como a existência de conselhos comunitários em sua constituição e os meios de participação da sociedade nas decisões universitárias. Como resultado, verificou-se que os conselhos comunitários existem apenas em algumas instituições e limitam-se ao cunho consultivo. Tem-se ainda o conselho universitário como instância de decisão, no entanto com pequena participação da sociedade. Desta maneira, a participação dos cidadãos nas decisões universitárias torna-se bastante reduzida.Descargas
Publicado
2014-09-30
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Desenvolve Revista de Gestão do Unilaalle está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.