Governança em saúde pública: mecanismos e critérios avaliativos em processos de participação cidadã
DOI:
https://doi.org/10.18316/desenv.v9i3.7239Palabras clave:
Conselhos de saúde, governança pública, cidadania deliberativaResumen
Este ensaio presta-se a uma análise comparativa entre a metodologia do Tribunal de Contas da União (TCU), elaborada para aferir a maturidade da governança nos Conselhos de Saúde brasileiros, e os critérios de avaliação em processos de participação cidadã propostos pelo Instituto de Governo e Políticas Públicas da Universidade Autônoma de Barcelona (IGOP). Inicialmente, este estudo trata da pertinência e para a representatividade dos Conselhos de Saúde no contexto local em que se situam. Em seguida, discorre-se sobre as fragilidades estruturais e a preocupante incipiência de tais colegiados nas questões atinentes à governança pública. Quanto aos resultados alcançados, o trabalho revelou que os modelos do TCU e do IGOP, embora tenham sido desenvolvidos para atender a demandas e a realidades diversas, quando confrontados entre si, apresentaram diversos pontos de convergência. De modo que, ressalvadas as adaptações necessárias, as matrizes buscam cumprir o mesmo objetivo, qual seja: instrumentalizar a população a realizar um controle social das políticas públicas, de forma mais eficiente, eficaz e efetiva.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Desenvolve Revista de Gestão do Unilaalle está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.