Construção de um manual de padronização operacional padrão para a secretaria acadêmica em uma instituição federal
DOI:
https://doi.org/10.18316/desenv.v9i3.7434Palabras clave:
Gestão de processos, racionalização do trabalho, melhoria da qualidadeResumen
O objetivo deste artigo tecnológico é descrever a construção de um Manual de Procedimentos Operacionais Padrão (MPOP) dos processos críticos desenvolvidos nas secretarias acadêmicas dos cursos de pós-graduação lato sensu (SPGs) oferecidos por uma instituição federal de ensino, pesquisa e extensão. Trata-se da uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva. Os dados foram coletados por meio da análise documental, aplicação de questionários a servidores das secretarias e entrevistas semiestruturadas com secretários acadêmicos. Os resultados permitiram conhecer o cotidiano do setor através dos principais atores, identificar as dificuldades e problemas e a partir disso construir o MPOP que reflete a realidade do setor e contém as principais atividades desenvolvidas nas SPGs. Na avaliação dos gestores, o MPOP representa um avanço significativo para as SPGs na melhoria da qualidade e dos serviços prestados reduzindo falhas, de erros e de retrabalho.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Desenvolve Revista de Gestão do Unilaalle está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.