Análise da recessão econômica de 2015 no desempenho financeiro da indústria de construção e engenharia
DOI:
https://doi.org/10.18316/desenv.v10i3.8333Palabras clave:
Recessão econômica, setor de construção e engenharia, desempenho financeiroResumen
A pesquisa tem como objetivo analisar se a recessão econômica de 2015 apresenta impacto nos indicadores de desempenho das empresas que compõem o Setor de Construção e Engenharia no Brasil. A abordagem da pesquisa foi quantitativa e a amostra compreendeu 22 empresas analisadas no período de 2012 a 2017. Os dados foram analisados por meio de Estatística Descritiva e análise de diferença de médias para dados pareados (amostras dependentes) por meio da aplicação do Teste dos Sinais, que busca investigar se duas condições para uma mesma amostra são diferentes. Para tanto, os indicadores contábil-financeiros das empresas foram divididos em dois períodos: antes da crise de 2015 (período de 2012 a 2014) e depois da crise: (período de 2015 a 2017). Os resultados mostraram oscilações em todos os indicadores analisados. No entanto, de acordo com o Teste dos Sinais, realizado para os períodos antes e depois da crise de 2015, somente os indicadores de Razão Receita/Despesa, Rentabilidade do Patrimônio Líquido e Liquidez Seca mostraram-se estatisticamente diferentes. Isso confirma que a crise afetou diretamente as empresas do Setor de Construção e Engenharia analisadas, especialmente aumentando a proporção dos custos em relação ao volume de receitas geradas.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Desenvolve Revista de Gestão do Unilaalle está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.