Empreendedores de startups vinculadas à incubadoras universitárias do sul do Brasil e suas motivações para empreender
DOI:
https://doi.org/10.18316/desenv.v12i1.10000Palavras-chave:
startups universitárias, empreendedorismo universitário, incubadoras universitáriasResumo
As razões para que empreendedores iniciem novos empreendimentos consistem em suas motivações internas que, muitas vezes, são responsáveis para que eles superem os riscos de insucesso inerentes a novos negócios, principalmente por conta do baixo capital, qualificação em relação a aspectos de gestão e falta de infraestrutura por parte dos empreendedores. Neste cenário, as incubadoras universitárias se mostram como uma alternativa viável para que esses empreendimentos tenham seu desenvolvimento acelerado e se mantenham no mercado. Assim, esta pesquisa buscou compreender as motivações de empreendedores para iniciar seus empreendimentos, bem como para vinculá-los a incubadoras de universidades. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa, de natureza descritiva e cuja estratégia de pesquisa foi o estudo de multicasos. As evidências da pesquisa mostraram que oportunidades de negócios e o desafio inerente a novos empreendimentos consistiram nos principais motivadores para empreendedores iniciarem novas empresas, e que o apoio em aspectos de gestão, a infraestrutura e a possibilidade de networking foram fatores-chave para esses empreendedores vincularem suas empresas a incubadoras. As contribuições teóricas consistem em levantar os elementos que facilitam o sucesso de startups universitárias e as práticas são trazer insights acerca do que as empresas incubadas esperam ao se vincularem às incubadoras.
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