Tecnologia de Gestão Educacional: estudo de caso em um modelo de Programa de Escola Cidadã Integral
DOI:
https://doi.org/10.18316/desenv.v11i3.10412Palavras-chave:
Gestão Escolar, Tecnologia de Gestão Educacional, Ferramentas de gestão.Resumo
As escolas existem e se consolidam como instituição que assegura os processos formais de educação a seus usuários. O gestor escolar tem o desafio de dirigir a instituição e assegurar que a escola cumpra a sua missão, considerando todos os seus stakeholders. A presente pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso e objetiva descrever como funciona a Tecnologia de Gestão Educacional (TGE), ferramenta de gestão utilizada em um programa de Escola Cidadã Integral. Para a coleta de dados realizou-se download dos cadernos de estudo disponibilizados no site oficial do governo estado da Paraíba. Por seu turno, utilizou-se uma análise de conteúdo para abordar sobre a execução desse modelo a fim de demonstrar a proposta da prática para um modelo de gestão escolar específico. Diante as discussões, percebeu-se que a estrutura organizacional e a gestão possuem algumas especificidades, propondo um modelo dinâmico, prezando mais pela prática, adaptando-se a realidade de cada escola e direcionando as devidas ações para responder as demandas. Alguns pontos de destaques encontrados foram: descentralização do modelo, aspectos de planejamento, comando e controle, inserção do ciclo PDCA como instrumento de melhoria contínua, que, dentre outras funções, avalia os resultados obtidos, apontar pontos de atenção e retomar ao planejamento.
Referências
.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Desenvolve Revista de Gestão do Unilaalle está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.