Hacktivismo e ativismo digital na sociedade da informação

Autores

  • Irineu Francisco Barreto Junior Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP; Docente do Programa de Mestrado em Direito da Sociedade da Informação e do Curso de Graduação em Direito do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU-SP).
  • Henrique Auler Advogado e bacharel em Direito pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU-SP)
  • Marco Antonio Barbosa Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo; Docente do Programa de Mestrado em Direito da Sociedade da Informação e do Curso de Graduação em Direito do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU-SP)

DOI:

https://doi.org/10.18316/2318-8081.16.28

Palavras-chave:

Ativismo Digital, Hacktivismo, Internet, Sociedade da Informação.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de analisar o conceito dehacktivismo, suas diferenças em relação ao ativismo digital e aos crimes cometidos nos meios digitais. Busca-se ainda analisar sua possível aproximação com as práticas de desobediência civil. Foram utilizados textos acadêmicos, bem como relatos de participantes do hacktivismo e do ativismo digital, para delinear a área de atuação de cada movimento. Este texto discute como o ativismo hacker e o digital, apesar de semelhantes, possuem diferenças essenciais, tornando-os movimentos distintos. Também foi analisada a abordagem da mídia tradicional ao tratar manifestações políticas legítimas como crimes, apesar das semelhanças apenas ocorrerem nas técnicas empregadas. Através dessa distinção, poderão os operadores do direito de forma mais precisa classificar a espécie de ação exercida, evitando assim abusos e injustiças contra os ativistas.

 

Biografia do Autor

Irineu Francisco Barreto Junior, Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP; Docente do Programa de Mestrado em Direito da Sociedade da Informação e do Curso de Graduação em Direito do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU-SP).

Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP. Docente do Programa de Mestrado em Direito da Sociedade da Informação da FMU-SP; Analista de Pesquisas da Fundação Seade - SP.

Henrique Auler, Advogado e bacharel em Direito pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU-SP)

Advogado e bacharel em Direito pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU-SP)

Marco Antonio Barbosa, Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo; Docente do Programa de Mestrado em Direito da Sociedade da Informação e do Curso de Graduação em Direito do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU-SP)

Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo; Docente do Programa de Mestrado em Direito da Sociedade da Informação e do Curso de Graduação em Direito do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU-SP)

Downloads

Publicado

2016-11-16

Edição

Seção

Artigos