Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição deve ser original e inédita, e não estar sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

  • A titulação mínima para autoria individual é a de doutora(doutor). Nos casos de artigos escritos em coautoria, é necessário que todas as pessoas envolvidas no artigo sejam no mínimo mestrandas(os) e que pelo menos uma(um) das(os) autoras(es) possua doutora(doutor).

  • Os Metadados da Submissão devem estar preenchidos de forma completa, com indicação integral dos dados das(os) autoras(es) e do artigo.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word e não ultrapassar 3MB.

  • As URLs das referências acessíveis na internet devem estar informadas.

  • O texto deve seguir rigorosamente os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega devem ser rigorosamente seguidas.

  • As(Os) autoras(es) deverão informar, por ocasião da submissão do texto, em campo específico, se o artigo submetido é resultado de pesquisa financiada por órgão público ou privado de fomento.
  • As(Os) autoras(es) declaram ter ciência de que a REDES não cobra quaisquer taxas para submissão, revisão e eventual publicação dos textos originais.
  • Todos os autores devem estar cadastrados no ORCID e apresentar o número no campo correspondente no momento da submissão. Mais informações em: https://orcid.org/content/about-orcid?locale_v3=pt
  • Visando a profusão e difusão da ciência de maneira equitativa, exige-se o intervalo de pelo menos um ano para nova publicação da(o) mesma(o) autora(autor) na Revista Redes.

Diretrizes para Autores

Os artigos devem observar a seguinte formatação:

Tamanho da folha: A4

Formato Microsoft Word. Os arquivos devem ter no máximo 3 MB

Margens: esquerda e superior = 3 cm, direita e inferior = 2,5 cm

O título do artigo deve ser centralizado, grafado em negrito e traduzido ao inglês. Não deve ser grafado em caixa alta.

O arquivo com o artigo não deve conter o nome das(os) autoras(es)

Logo após deve apresentar:

  • Resumo em português com no máximo 250 palavras.
  • Até cinco palavras-chave separadas por ponto e vírgula (;).
  • Tradução do resumo para o inglês (abstract).
  • Tradução das palavras-chave para o inglês (key-words)

Os títulos das seções do artigo devem ser grafados em negrito, sem numeração e não devem ser grafados em caixa alta.

Fonte: times new roman.

  • Tamanho 12 para títulos – do artigo e das seções – texto.
  • Tamanho 11 para o resumo, palavras-chave, abstract, key words, referências e para as citações diretas longas.
  • Tamanho 10 para as notas de rodapé (citações ou explicações).

Parágrafos ou recuos

  • 1,25 para o texto
  • 2.5 para citações diretas longas

Espaçamento entre linhas 1 (um) em todo o texto, exceto nos rodapés (simples) e nas citações diretas longas (simples + 12 pontos depois).

Alinhamento: justificado

Nas citações de rodapé e nas referências os nomes das(os) autoras(es) devem ser grafados sem quaisquer abreviaturas.

Os números que remetem às notas de rodapé devem anteceder quaisquer sinais de pontuação como “,”, “;”, “!” “?” ou “.”

Fotografias, diagramas ou tabelas devem apresentar fonte e ser alocado ao largo do texto quando da eventual alusão a ela(s).

O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word e não ultrapassar 3MB.

As retrocitadas regras informam a construção de nosso template (acesse aqui) e talvez possam ser melhor percebidas visualmente.

Dossiê

O presente dossiê tem como objetivo ampliar o debate acerca da produção teórico-metodólogica no direito a partir da utilização de metodologias feministas de pesquisa. Para tanto, receberá trabalhos que tenham como foco o desenvolvimento de diferentes perspectivas metodológicas de viés feminista. Trata-se de um debate fecundo no país que tem se desenvolvido, em particular, nos últimos anos a partir do trabalho de pesquisadoras feministas nos programas de pós-graduação em direito e também do desenvolvimento do projeto nacional de reescritas feministas. A discussão sobre métodos feministas em direito coloca em xeque a ideia de neutralidade e abstração da norma jurídica e passa pelo questionamento dos sentidos que o conceito de imparcialidade, tanto na pesquisa quanto na atuação jurídica, assumem em sociedades profundamente desiguais como a brasileira. A própria categoria "gênero" é tensionada a partir de outros marcadores como raça, classe e sexualidade, na medida em que entendida de modo abstrato, como significante da "mulher universal", não dá conta das experiências concretas de injustiça das mulheres reais. Esses tensionamentos podem produzir outros modos de reflexão, pesquisa e escrita e reflexão. Convidamos todas as pessoas interessadas em desenvolver perspectivas teórico-metodologicas feministas no direito em somar conosco.

Coordenadoras:
Luanna Tomaz de Souza (UFPA) Márcia Nina Bernardes (PUC-RIO)
Cecília MacDowell Santos (Universidade de São Francisco)

Prazo de recebimento de artigos:
31.03.25

Submissão:
Diretrizes para autores

Artigos

Política padrão de seção

Resenha

Resenhas

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados na Revista REDES serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.