Educação ambiental no ensino superior: a educação ecológica e a transição paradigmática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/redes.v10i2.8353

Palavras-chave:

Desenvolvimento sustentável, Alfabetização ecológica, Direito ambiental, Direito ecológico

Resumo

Os debates sobre a crise ambiental deram origem a inúmeros instrumentos legais e iniciativas políticas que têm como objetivo limitar ou reduzir os efeitos das atividades humanas sobre o planeta. Dentre essas iniciativas, destaca-se o reconhecimento da importância da educação ambiental para a formação da consciência ecológica na humanidade. Contudo, apesar da urgência e relevância da implementação de medidas efetivas para o desenvolvimento de uma sociedade mais sustentável, a educação ambiental ainda não está sendo efetivamente implementada no ensino brasileiro. A presente pesquisa busca abordar a relevância da educação ambiental na transição paradigmática hodierna, identificando as principais dificuldades encontradas para sua implementação no ensino superior brasileiro, em especial para o Curso de Direito do CCJ/UFSC. Discute-se a possibilidade de desenvolver a educação ambiental no ensino superior e, mais especificamente, como promovê-la em disciplinas que, a princípio, não se relacionariam diretamente com o tema. Trata-se de pesquisa pura, de abordagem qualitativa e indutiva. Em relação aos fins, utilizou-se o método descritivo e o método de interpretação foi sociológico.

Biografia do Autor

Joana Stelzer, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora e Mestre em Direito, na área de Relações Internacionais (UFSC). Pós Doutora em Direito (USP). Professora Associada II na UFSC. Professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGD/CCJ/UFSC) para Mestrado e Doutorado.

Gaia Hasse, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestranda em Direito Internacional e Sustentabilidade no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Downloads

Publicado

2022-08-24

Edição

Seção

Artigos