Entre o direito positivo e a dialética negativa: uma sociologia jurídica negativa como caminho possível para a pesquisa empírica crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/redes.v11i3.8378

Palavras-chave:

Sociologia Jurídica, Constitucionalismo Garantista, Dialética negativa, Pesquisa Documental,

Resumo

Este artigo aborda a possibilidade de uma pesquisa sociológica negativa sobre o direito a partir de uma conjunção entre o juspositivismo garantista de Luigi Ferrajoli e a dialética negativa de Theodor Adorno. O objeto é a pergunta sobre a viabilidade de uma teoria social que potencialize as capacidades críticas da pesquisa sociojurídica a partir da pergunta sobre a não-identidade, com a apresentação de alguns conceitos críticos como primeiros passos de uma sociologia jurídica negativa. A dialética negativa em Theodor Adorno aprofunda o potencial negativo e crítico da dialética hegeliana, e é construído a partir da noção de que os objetos não se dissolvem nos conceitos, sendo este movimento entre conceitos e os objetos que eles compreendem um movimento dialético de negação que deixa sobras. Estas sobras, âmbitos de não-identidade, se combinam ao constitucionalismo garantista para a pergunta sobre os espaços de não identidade entre o direito e a sociedade, com o cariz crítico inerente ao pensamento garantista e a atenção à pergunta sobre a (in)efetividade e aos âmbitos de (i)legitimidade jurídica. A partir destes pressupostos, o artigo também trabalha a relação desta teoria apresentada com a pesquisa documental, em especial a jurisprudencial. Os resultados apontam para vários benefícios de uma pesquisa sociojurídica negativa pela viabilidade de apresentar inúmeros âmbitos de negatividade inerentes aos espaços entre direito e sociedade, enriquecendo a ciência jurídica com os objetos aos quais os conceitos jurídicos tentam compreender, e ainda preservando – e dando o protagonismo – aos excessos e às sobras, não atendidos pelos conceitos, e que devem ser o objeto da sociologia jurídica negativa.

Biografia do Autor

Sérgio Urquhart de Cademartori, Universidade La Salle e Centro Universitário UniFG

Doutor em Direito. Professor permanente dos PPGDs da Unilasalle e do UniFG. E-mail: sucademartori@gmail.com.

Lucas Bortolini Kuhn, Universidade La Salle

Doutorando e Mestre em Direito e Sociedade pela Universidade La Salle. Bolsista CAPES/PROSUC. Bacharel em Direito pela Universidade de Cruz Alta. E-mail: lucas.kuhn@rocketmail.com.

Referências

ADORNO, Theodor. Dialética Negativa. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.

______. Lectures on Negative Dialectics: Fragments of a lecture course 1965/1966. Cambridge: Polity, 2008.

BOBBIO, Norberto. Locke e il diritto naturale. Torino: G. Giappichelli, 2017.

BROWN, Wendy. Undoing the Demos: Neoliberalism’s Stealth Revolution. Nova Iorque: Zone Books, 2015.

CADEMARTORI, Sérgio Urquhart de. Estado de Direito e Legitimidade: Uma Abordagem Garantista, 2. ed. rev. e ampl. Campinas: Millenium, 2007.

DENORA, Tia. After Adorno: Rethinking Music Sociology. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.

FERRAJOLI, Luigi. Constitucionalismo más allá del estado. Madrid: Trotta, 2018.

______. Derecho y razón: Teoría del garantismo penal. Madrid: Trotta, 1995.

______. Principia iuris. Teoría del derecho y de la democracia: 1. Teoría del derecho. Madrid: Trotta, 2011.

HOLLOWAY, John. Why Adorno? In: HOLLOWAY, J.; MATAMOROS, F.; TISCHLER, S. Negativity and Revolution: Adorno and Political Activism. Londres: Pluto, 2009. p. 12-17.

KUHN, Lucas Bortolini. Da separação à autonomia recíproca entre Direito e Moral: O constitucionalismo garantista e a jurisdição constitucional democrática. Dissertação (Mestrado em Direito) – Programa de Pós-Graduação em Direito, Universidade La Salle, Canoas, 2019, 110f.

NOBRE, Marcos. A dialética negativa de Theodor W. Adorno: A ontologia do estado falso. São Paulo: Iluminuras, 1998.

REGINATO, A. D. A. Uma introdução à pesquisa documental. In: MACHADO, Maíra Rocha. Pesquisar Empiricamente o Direito. São Paulo: Redes de Estudo Empíricos em Direito, 2017. p. 189-224.

TISCHLER, Sergio. Adorno: The Conceptual Prison of the Subject, Political Fetishism and Class Struggle. In: HOLLOWAY, J.; MATAMOROS, F.; TISCHLER, S. Negativity and Revolution: Adorno and Political Activism. Londres: Pluto, 2009. p. 103-121.

Downloads

Publicado

2023-11-09

Edição

Seção

Artigos