Aprendizagem de competências socioemocionais como estratégia para prevenção de obesidade em crianças e adolescentes: uma revisão de escopo
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v12i1.10201Palavras-chave:
Obesidade, Habilidades Sociais, Criança, AdolescenteResumo
Introdução: A obesidade em crianças e adolescentes configura-se como um problema de saúde pública e está relacionada a um maior risco de desenvolver hipertensão e diabetes tipo 2. Estudos sugerem que a aprendizagem de competências socioemocionais pode ser uma estratégia interessante para o enfrentamento desse problema. Objetivo: Sumarizar as evidências sobre o escopo da relação entre aprendizagem de competências socioemocionais e a prevenção de obesidade em crianças e adolescentes. Materiais e métodos: Trata-se de uma revisão de escopo, na qual foram considerados os estudos publicados em revistas revisadas por pares, bem como teses e dissertações. A busca foi realizada nas seguintes bases e banco de dados: Pubmed/Medline, Web of Science, Scopus, Scielo, Psycinfo e a Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). A síntese dos resultados deu-se de forma descritiva. Resultados: Foram incluídos 13 estudos, distribuídos em 10 artigos, duas dissertações e uma tese. Os resultados foram organizados em três categorias: competência social, habilidades sociais e obesidade; autocontrole e obesidade; e autocompaixão, atenção plena e obesidade. Conclusão: A aprendizagem de competências socioemocionais é uma importante estratégia que contribui para a prevenção de obesidade em crianças e adolescentes, principalmente em relação às habilidades sociais, com destaque para o autocontrole.
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