Aprendizagem de competências socioemocionais como estratégia para prevenção de obesidade em crianças e adolescentes: uma revisão de escopo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v12i1.10201

Palavras-chave:

Obesidade, Habilidades Sociais, Criança, Adolescente

Resumo

Introdução: A obesidade em crianças e adolescentes configura-se como um problema de saúde pública e está relacionada a um maior risco de desenvolver hipertensão e diabetes tipo 2. Estudos sugerem que a aprendizagem de competências socioemocionais pode ser uma estratégia interessante para o enfrentamento desse problema. Objetivo: Sumarizar as evidências sobre o escopo da relação entre aprendizagem de competências socioemocionais e a prevenção de obesidade em crianças e adolescentes. Materiais e métodos: Trata-se de uma revisão de escopo, na qual foram considerados os estudos publicados em revistas revisadas por pares, bem como teses e dissertações. A busca foi realizada nas seguintes bases e banco de dados: Pubmed/Medline, Web of Science, Scopus, Scielo, Psycinfo e a Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). A síntese dos resultados deu-se de forma descritiva. Resultados: Foram incluídos 13 estudos, distribuídos em 10 artigos, duas dissertações e uma tese. Os resultados foram organizados em três categorias: competência social, habilidades sociais e obesidade; autocontrole e obesidade; e autocompaixão, atenção plena e obesidade. Conclusão: A aprendizagem de competências socioemocionais é uma importante estratégia que contribui para a prevenção de obesidade em crianças e adolescentes, principalmente em relação às habilidades sociais, com destaque para o autocontrole.

Biografia do Autor

Bruna Rodrigues Nunes, Escola de Saúde Pública do Ceará

Psicóloga residente de saúde coletiva pela Escola de Saúde Pública do Ceará.

Dayse Lorrane Gonçalves Alves, Universidade Federal do Paraná

Psicóloga doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná.

Janaína Farias de Melo, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará.

Thicianne Malheiros da Costa, Universidade Federal do Ceará

Psicóloga doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará.

Ingrid Gomes Guimarães, Universidade Federal do Ceará

Psicóloga mestranda em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará.

Yatagan Moreira da Rocha, Universidade Estadual do Ceará

Nutricionista mestrando em Nutrição e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará.

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Publicado

2025-04-07

Edição

Seção

Artigos de Revisão