O contexto escolar como protagonista na avaliação das oportunidades de estimulação motora às crianças de berçário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v12i2.10595

Palavras-chave:

Desenvolvimento da criança, Creches, Educação Infantil, Saúde da Criança, Áreas de Fronteira.

Resumo

Introdução: Durante o desenvolvimento a criança vivencia experiências sensório-motoras que contribuem para a aquisição das habilidades motoras e cognitivas, proporcionadas pelo contexto que estão inseridas. Logo, entende-se que as instituições direcionadas à educação infantil devem apresentar um ambiente de aprendizagem planejado e estimulante. Objetivo: Avaliar as oportunidades de estimulação motora ofertadas às crianças inseridas nos berçários dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) de uma cidade de fronteira. Método: Estudo de cunho descritivo de abordagem quanti-qualitativa. 22 CMEIs do município de Foz do Iguaçu/PR tiveram suas turmas de berçário avaliadas através do instrumento AHEMD-IS Contexto Creche, o qual seu resultado classifica a instituição como fraca, suficiente ou boa para as oportunidades de estimulação motora. Resultados: 13 Centros foram classificados como “suficiente”, 6 foram classificados como “fraco” e 3 classificadas como “bom”. Quanto a localização em que o CMEI está inserido, podemos observar que os Centros de maior e menor classificação encontram-se dispersos por todas as áreas da cidade. Conclusão: A grande maioria se classificou como “suficiente”, o que nos leva a perceber que há a necessidade de ajustes e melhorias para proporcionar estímulos motores e sensoriais de qualidade às crianças que estão inseridas nas instituições de cuidado e ensino.

Biografia do Autor

Debora Cristina Santana Hanzen, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Fisioterapeuta Neurofuncional; Mestre em Saúde Pública em Região de Fronteira pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Lucinar Jupir Forner Flores, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Pós-Doutir em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina e Docente do Curso de Mestrado em Saúde Pública em Região de Fronteira da Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Referências

Muller AB. As oportunidades para o desenvolvimento infantil e as relações entre qualidade de ambientes coletivos e cuidados não parentais. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2016;

Müller AB, Valentini NC and Bandeira PFR. Affordances in the home environment for motor development: validity and reliability for the use in daycare setting. Infant Beh Develop. 2017; 20: 138 – 45. DOI: 10.1016/j.infbeh.2017.03.008

Costa P, Palombo CNT, S., Silva LS, Silva MT, Mateus LVJ, et al. Activities of university extension for transfer of knowledge about child development in day care centers: Report of experience. Revista da Escola de Enfermagem. 2019; 53: 1 – 8. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1980-220X2018020603484

da Silva ÂCD, Engstron EM, de Miranda CT. Fatores associados ao desenvolvimento neuropsicomotor em crianças de 6-18 meses de vida inseridas em creches públicas do Município de João Pessoa, Paraíba, Brasil. Cadernos de Saúde Pública. 2015; 31: 1881 – 93. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-311X00104814

Cunha AB, Miquelote AF, Santos DCC. Motor affordance at home for infants living in poverty: A feasibility study. Infant Behavior and Development. 2018; 51: 52 – 9. DOI: https://doi.org/10.1016/j.infbeh.2018.03.002

Black MM, Walker SP, Fernald LCH, Andersen CT, Digirolamo AM, Chunling, Dana CM, Gunter F, Yursa RS, Shiffman J, Devercelli A, Wodon QT, Várgas-Baron E, Grantham-McGregor S. Early childhood development coming of age: science through the life course. Lancet. 2017; 389: 77 -90. DOI: 10.1016/S0140-6736(16)31389-7

Barros RP, Carvalho M, Franco S, Mendoça R, Rosalem A. Uma avaliação do impacto da qualidade da creche no desenvolvimento infantil. PPE. 2011; 41: 213 – 32.

Giagazoglou P, Sidiropoulou M, Kouliousi C, Kokaridas D. Motor developmental delays of institutionalised preschool-aged children. Early Child Development and Care. 2013; 183: 726 –34. DOI: https://doi.org/10.1080/03004430.2012.689760

Formiga CKMR, Linhares MBM. Motor skills: Development in infancy and early childhood. International Encyclopedia of the Social & Behavioral Sciences: Second Edition. 2015; 15: 971 –7. DOI: 0.1016/B978-0-08-097086-8.23071-7

Zoghi A, Shojaei M, Ghasemi A. The Impact of a Motor Affordance Intervention on Motor and Cognitive Development of Young Children. International Journal of Mental Health and Addiction. 2016; 14: 743 – 50. DOI: 10.1007/s11469-015-9616-4

Flôres FS, Rodrigues LP, Copetti F, Lopes F, Cordovil R. Affordances for Motor Skill Development in Home, School, and Sport Environments: A Narrative Review. Perceptual and Motor Skills. SAGE Publications Inc.; 2019. 12: 366 – 88. DOI: 10.1177/0031512519829271

Tunes E, Prestes Z. Notes on education of infants and young children. Teoria e Prática da Educação. 2019; 22: 32–43.

Polon LCK. O “território turístico” na tríplice fronteira entre Argentina, Brasil e Paraguai. Geographia Opportuno Tempore. 2017; 3: 179 – 89.

Foz do Iguaçu. Em quatro anos, região Norte recebe R$ 69 milhões em obras. Foz do Iguaçu, 29 set de 2021. [acesso em: 07 mai 2022]. Disponível em: https://www5.pmfi.pr.gov.br/noticia-48807

Lovison K, Moreira HSB, da Silva J, Scorzafav LGDS, de Mello DF. The influence of the quality in daycare environments on children’s motor development between six to 15 months old. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil. 2021; 21: 829 – 36. DOI: https://doi.org/10.1590/1806-93042021000300006

Veldman SLC, Santos R, Jones RA, Sousa-Sá E, Okely AD. Associations between gross motor skills and cognitive development in toddlers. Early Human Development. 2019; 132: 39 – 44. DOI: 10.1016/j.earlhumdev.2019.04.005

Barros KMFT de, Fragoso AGC, Oliveira ALB de, Cabral Filho JE, Castro RM de. Do environmental influences alter motor abilities acquisition? A comparison among children from day-care centers and private schools. Arquivos de Neuro-Psiquiatria. 2003; 61:170 – 5. DOI: https://doi.org/10.1590/S0004-282X2003000200002

Morais RL de S, Magalhães L de C, Nobre JNP, Pinto PFA, da Rocha Neves K, Morais RLS, Magalhães LC, Nobre JNP, Pinto PFA, Neves KR, Carvalho AM. Quality of the home, daycare and neighborhood environment and the cognitive development of economically disadvantaged children in early childhood: A mediation analysis. Infant Behavior and Development. 2021. 64. DOI: https://doi.org/10.1016/j.infbeh.2021.101619

Leão OADA, Mielke GI, da Silveira MF, Domingues MR, Murray J, Neumann NA, et al. Influence Of Center-based Child Care On Development Of Two-year-olds In A Brazilian Cohort. Revista de Saude Publica. 2021; 55: 1 – 11. DOI: https://doi.org/10.11606/s1518-8787.2021055002958

Venetsanou F, Kambas A. Environmental Factors Affecting Preschoolers’ Motor Development. Early Childhood Education Journal. 2010; 37: 319 – 27.

Adamo KB, Wilson S, Harvey ALJ, Grattan KP, Naylor PJ, Temple VA, et al. Does intervening in childcare settings impact fundamental movement skill development? Medicine and Science in Sports and Exercise. 2016; 48: 926 – 32. DOI: 10.1249/MSS.0000000000000838

Valentini NC, Almeida CS de, Smith BA. Effectiveness of a home-based early cognitive-motor intervention provided in daycare, home care, and foster care settings: Changes in motor development and context affordances. Early Human Development. 2020; 151. DOI: https://doi.org/10.1016/j.earlhumdev.2020.105223

Schmerse D. Preschool Quality Effects on Learning Behavior and Later Achievement in Germany: Moderation by Socioeconomic Status. Child Development. 2020; 91: 2237 – 54. Doi: https://doi.org/10.1111/cdev.13357

Herr RM, Diehl K, Schneider S, Osenbruegge N, Memmer N, Sachse S, et al. Which meso-level characteristics of early childhood education and care centers are associated with health, health behavior, and well-being of young children? Findings of a scoping review. International Journal of Environmental Research and Public Health. 2021; 18. DOI: 10.3390/ijerph18094973

Vandell DL, Burchinal M, Vandergrift N, Belsky J, Steinberg L. Do effects of early child care extend to age 15 years? Results from thenichd study of early child care and youth development. Child Development. 2010; 81: 737 – 56. DOI: 10.1111/j.1467-8624.2010.01431.x

Frasson M, Rocha MM. Política de integração na tríplice fronteira (BR, PY, AR): A micromobilidade física utilitária e complementar. Revista Percurso. 2017; 9: 85 – 117.

Downloads

Publicado

2024-12-11

Edição

Seção

Artigos Originais