Vítimas de bullying: Proposta de tratamento utilizando técnicas da terapia cognitivo-comportamental

Autores

  • Bárbara Cristina da Costa Monteiro Psineuroclínica Cognitiva do Rio de Janeiro
  • Luciana Rizo Psineuroclínica Cognitiva do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.18316/1183

Palavras-chave:

Bullying, terapia, cognitivo-comportamento, saúde

Resumo

O bullying é hoje um dos grandes problemas no que tange a saúde física e psíquica de crianças e adolescentes, pois observamos nos noticiários um número crescente de casos de bullying em todo o mundo. Na grande maioria dos casos, as consequências geradas por esse ato de violência acompanha o sujeito durante boa parte de sua vida, afetando o seu de­senvolvimento psíquico e sua qualidade de vida. A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), atualmente, é uma das formas mais eficazes de terapia para esse tipo de problema que, em um trabalho colaborativo entre paciente e terapeuta, busca restaurar a qualidade de vida do sujeito no menor tempo possível. Este trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de tratamento clínico à vítimas de bullying através do referen­cial teórico da terapia cognitivo-comportamental.

Biografia do Autor

Bárbara Cristina da Costa Monteiro, Psineuroclínica Cognitiva do Rio de Janeiro

Terapeuta Cognitivo-Comportamental

Neuropsicóloga

Luciana Rizo, Psineuroclínica Cognitiva do Rio de Janeiro

Terapeuta Cognitivo-Comportamental

Neuropsicóloga

Mestre em Psicologia pela UFRJ

Professora de Graduação e Pós-Graduação

Downloads

Publicado

2013-12-02

Edição

Seção

Artigos de Relato de Experiência