Uma análise sistemática dos contos dos irmãos Grimm a partir da terapia dos esquemas de Jeffrey Young

Autores

  • Débora Ferreira Bossa Universidade Federal de Uberlândia
  • Renata Ferrarez Fernandes Lopes Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.18316/1602

Palavras-chave:

Terapia cognitivo-comportamental infantil, Terapia dos Esquemas de Jeffrey Young, contos de fadas, irmãos Grimm

Resumo

A Terapia dos Esquemas de Jeffrey Young (2003) é composta por conceitos de Esquemas Iniciais Desadaptativos (EIDs) e os domínios de esquemas, apresentados como estruturas esquemáticas compostas por memórias, emoções, cognições e sensações corporais, que se encontram em estados disfuncionais e precoces no desenvolvimento. A premissa dessa abordagem é considerar que os EIDs se originam de vivências emocionais nocivas ao longo da infância e adolescência no contexto familiar. Na terapia infantil, os esquemas desadaptativos são identificados e podem ser modificados a partir de instrumentos narrativos. Os contos de fadas, por conter símbolos, fantasias e metáforas, possibilitam a ativação de estados internos e percepções do paciente na elaboração de uma conceituação cognitiva. Foram selecionados 12 contos com os quais se realizou uma avaliação de trechos dos contos, considerando os cinco domínios dos EIDs e as interações nocivas com a família presentes nestes. A contribuição dessa pesquisa é permitir que os enredos dos contos de fadas componham protocolos de intervenção cognitivo-comportamental infantil, constituindo-se como ferramenta psicoeducativa e terapêutica.

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Publicado

2014-06-27

Edição

Seção

Artigos de Revisão