Uma análise sistemática dos contos dos irmãos Grimm a partir da terapia dos esquemas de Jeffrey Young
DOI:
https://doi.org/10.18316/1602Palabras clave:
Terapia cognitivo-comportamental infantil, Terapia dos Esquemas de Jeffrey Young, contos de fadas, irmãos GrimmResumen
A Terapia dos Esquemas de Jeffrey Young (2003) é composta por conceitos de Esquemas Iniciais Desadaptativos (EIDs) e os domínios de esquemas, apresentados como estruturas esquemáticas compostas por memórias, emoções, cognições e sensações corporais, que se encontram em estados disfuncionais e precoces no desenvolvimento. A premissa dessa abordagem é considerar que os EIDs se originam de vivências emocionais nocivas ao longo da infância e adolescência no contexto familiar. Na terapia infantil, os esquemas desadaptativos são identificados e podem ser modificados a partir de instrumentos narrativos. Os contos de fadas, por conter símbolos, fantasias e metáforas, possibilitam a ativação de estados internos e percepções do paciente na elaboração de uma conceituação cognitiva. Foram selecionados 12 contos com os quais se realizou uma avaliação de trechos dos contos, considerando os cinco domínios dos EIDs e as interações nocivas com a família presentes nestes. A contribuição dessa pesquisa é permitir que os enredos dos contos de fadas componham protocolos de intervenção cognitivo-comportamental infantil, constituindo-se como ferramenta psicoeducativa e terapêutica.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.