Quem são as garotas que não desistem: características e particularidades do adolescente feminino Português fisicamente ativo
DOI:
https://doi.org/10.18316/1878Palavras-chave:
Adolescentes, atividade física, comportamentos sedentáriosResumo
Comportamentos de saúde diminuem durante a adolescência. O objetivo desta pesquisa é identificar as características dos adolescentes mais velhos que praticam atividade física (PA) regularmente durante a semana, especialmente as meninas que estão particularmente em risco de serem fisicamente inativas, no final da adolescência. Usando o exemplo Português do estudo Comportamento de Saúde de crianças em idade escolar (HBSC), foi possível identificar 187 meninas com idade de 16 anos ou mais, freqüentando a 10ª série e que praticam regularmente PA (G1). Mais tarde, aleatoriamente, foram criados grupos com o mesmo número de adolescentes, mas com características diferentes. O grupo de meninas que não praticava PA 16 anos ou mais e freqüentando a 10ª série (G2), o grupo de meninas com 12 anos de idade ou mais jovens, que estavam estudando na sexta série e com uma prática regular de PA (G3) e o grupo de idade semelhante e série escolar, mas sedentárias (G4). Sobre a percepção de fadiga e exaustão, pode-se observar que o G1 tem valores médios significativamente inferiores ao G3 e G4. O G2 vê mais televisão do que o G1 e G3. O uso do computador é maior entre as meninas pertencentes a G1 e G2. G4 tem o maior valor médio de jogar com o computador. Entre os grupos da mesma idade, não há nenhuma diferença na menstruação ou dificuldade para dormir. Existem diferenças entre os grupos relacionados com de como eles executam atividades de lazer sedentárias que precisam ser consideradas ao implementar ações de promoção de saúde relativamente meninas adolescentes inativas.Downloads
Publicado
2014-12-05
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.