Educação em serviço: estratégia para a administração segura de medicamentos

Autores

  • Lucélia Maria Carla Paulo da Silva Duarte Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Hospital Universitário Ana Bezerra
  • Wilton Rodrigues Medeiros Correio Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Hospital Universitário Ana Bezerra
  • Quênia Camille Soares Martins Correio Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Hospital Universitário Ana Bezerra

DOI:

https://doi.org/10.18316/2317-8582.15.13

Palavras-chave:

Erros de medicação, Enfermagem, Segurança do paciente

Resumo

A insegurança no sistema de medicação é um problema de saúde pública que além dos danos à saúde do paciente, gera prejuízo econômico por custos desnecessários, visto que os erros são evitáveis. Este estudo objetiva descrever a experiência do desenvolvimento de uma oficina de educação permanente para a segurança na administração de medicamentos. Trata-se de um relato de experiência realizado em um hospital universitário do interior do Rio Grande do Norte. O público-alvo foi a equipe de enfermagem composta por 32 colaboradores. A ação educativa utilizou como base pedagógica a Teoria da Problematização. Como resultado, os participantes identificaram três categorias referentes aos problemas e apontaram quatro categorias de soluções/ barreira de segurança. Em relação à palavra síntese, as mesmas foram agrupadas, posteriormente, em três categorias conforme seu sentido denotativo. Conclui-se que a ação educativa proporcionou momentos de reflexão acerca das práticas assistenciais e gerenciamento de seus riscos, além de tornar os participantes sujeitos ativos na busca de soluções das problemáticas. Ademais, recomenda-se, a partir dessa experiência, a educação permanente como estratégia fomentadora de práticas seguras baseadas em evidências científicas e boas condutas.

Biografia do Autor

Lucélia Maria Carla Paulo da Silva Duarte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Hospital Universitário Ana Bezerra

Mestre em Enfermagem na Atenção a Saúde pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atua como enfermeira do Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital Universitário Ana Bezerra-Santa Cruz/RN. Também exerce a profissão como Enfermeria do Serviço de Atendimento Móvel a Urgência da Prefeitura Municipal de Guarabira-PB.

Wilton Rodrigues Medeiros Correio, Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Hospital Universitário Ana Bezerra

Doutor em Saúde Coletiva (UFRN). Sanitarista do Hospital Universitário Ana Bezerra - Empresa Brasileira Serviços Hospitalares (EBSERH). Chefe do Setor de Vigilância em Saúde-HUAB/EBSERH.

Quênia Camille Soares Martins Correio, Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Hospital Universitário Ana Bezerra

Doutora em Medicina: Ciências Médicas (UFRGS).
Professor Adjunto I do curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Ciências de Saúde do Trairi (FACISA).

Downloads

Publicado

2015-11-27

Edição

Seção

Artigos de Relato de Experiência